Categorias: Saúde

Aparelho desenvolvido em Araxá busca melhorar respiração de paciente com patologias pulmonares

Estimular a desobstrução brônquica, melhorar a saturação de oxigênio e diminuir a fadiga respiratória. Essas são algumas funções do equipamento médico CleanLung – MA, que pode ser utilizados por pacientes em tratamento da Covid-19, já que a doença afeta, principalmente, o sistema respiratórios, e também para outras enfermidades, como pneumonia e enfisemas. Pensando na potencialidade do equipamento, professores do Departamento de Eletromecânica do campus Araxá se uniram para validar o funcionamento e construir um protótipo do CleanLung para melhoria respiratória em patologias pulmonares.

O equipamento, desenvolvido por um empreendedor fisioterapeuta de Araxá e melhorado em sua tecnologia pela Nascente Incubadora de Empresas do campus de 2016 a 2018, tem a função de realizar, de forma não invasiva, a desobstrução brônquica e, consequentemente, a oxigenação pulmonar. O CleanLung também auxilia pacientes que serão submetidos a ventilação mecânica (VM) em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A validação do projeto será feita com a realização de testes de funcionamento do equipamento em seres humanos com patologias pulmonares graves. Os testes serão realizados nos laboratórios do curso de Engenharia de Automação Industrial do campus Araxá e em pacientes da Santa Casa. 

“Esperamos que o equipamento possa ser utilizado no auxílio das equipes médicas e diminua o número de intubações realizadas no Brasil e no mundo”, afirma o coordenador do projeto, professor Álvaro Britto.

A equipe do projeto “Validação de funcionamento e construção de protótipo do Aparelho CleanLung desenvolvido para melhoria respiratória em patologias pulmonares” é formada por quatro professores do campus,  um estagiário e dois colaboradores externos. O projeto foi selecionado pelo Edital nº 32/2020 da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC).

O professor destaca a importância do funcionamento do equipamento. “Além da Covid-19, há uma série de doenças que necessitam de desobstrução brônquica e melhoria de oxigenação pulmonar, o seu uso contribuirá sobremaneira para a melhoria de paciente, possibilitando o não uso de respiradores em UTIs. Fabricado em grande escala, contribuirá para menor permanência de pacientes em setores hospitalares onerosos com as UTIs e CTIs”, conclui.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…