Categorias: Cidade

Araxá promove atividades de conscientização sobre violência infanto-juvenil

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a Prefeitura de Araxá promove nesta semana ações de conscientização sobre a violência infanto-juvenil.

O objetivo é trabalhar temas como prevenção, orientação e combate ao abuso e exploração de jovens. Conforme o último relatório dos Direitos Humanos publicado em 2019, a cada 159 mil registros feitos pelo Disque 100, cerca de 86,8 mil estão relacionados a violações de direitos de crianças ou adolescentes, a violência sexual figura em 11% das denúncias, o que correspondeu a 17 mil ocorrências somente em 2019.

Nesta terça-feira (18), a Secretaria Municipal de Ação Social de Araxá promove uma capacitação com o tema “Violência Infanto-juvenil: Desafios durante a Pandemia”. Os convidados são o assistente social Wanderson de Andrade e a psicóloga Paula Carvalho Barbosa, sob mediação da coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Cristiane Mirza.

Na quarta-feira (19), um bate-papo entre a promotora de Justiça e Curadora da Infância e Juventude, Mara Lúcia Silva Dourado; a psicóloga do Creas, Thayane Cardoso; e a psicóloga do Sest/Senat, Patrícia Marajó, debatem sobre o tema enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

As ações são voltadas para profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e serão realizadas por videoconferência, contando com a parceria do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) e o Núcleo de Atenção Integral a Vítimas de Agressão Sexual do Hospital de Clínicas de Uberlândia (Nuavidas).

Segundo a secretária de Ação Social, Cristiane Gonçalves, neste ano as atividades vão acontecer de forma virtual devido a pandemia do Covid-19. “Precisamos fortalecer cada vez mais a rede de proteção à criança e ao adolescente, com capacitação dos profissionais, conscientização e políticas públicas focadas no combate e enfrentamento à violência praticada. O novo coronavírus trouxe grandes desafios para toda a rede e temos que desenvolver estratégias para diminuir a vulnerabilidade de crianças e adolescente”, conta a secretária.

Denúncias

Denúncias sobre violência ou abuso sexual contra crianças e adolescentes devem ser feitas ao Conselho Tutelar pelo telefone (34) 3661-1795; à Polícia Militar (PM) pelo 190; ou pelo Disque 100.

Matérias recentes

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…