Categorias: Cultura

Araxá recebe a Jornada de Produção e Gestão Cultural

A região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba vai respirar cultura nos próximos dias. A partir desta semanal, começa a Jornada de Produção e Gestão Cultural promovida pelo Grupontapé de Teatro. Os artistas de Uberlândia vão colocar o pé na estrada para levar palestras, debates e peças teatrais acerca da arte às cidades de Monte Carmelo, Patrocínio, Araxá e Ituiutaba.

Segundo a coordenadora do evento, Kátia Bizinotto, a intenção é levar para as cidades do interior, um evento que promova a reflexão e o debate a respeito do fenômeno da economia da cultura ou economia criativa e as possibilidades que se apresentam a partir daí para a manutenção dos grupos culturais e para o desenvolvimento social e econômico dessas cidades, além do uso de ferramentas de gestão para garantir a eficiência dos grupos e ações culturais. “Nós vamos levar o case do Grupontapé de Teatro como exemplo, mas com a pretensão de compartilhar experiências e reforçar a ideia de que grupos artísticos de cidades interioranas têm a possibilidade de viver de cultura”, complementa Bizinotto.

A primeira parada do Grupontapé será em Monte Carmelo, nos dias 24 e 25 de abril. Nos dias 09 e 10 de maio, o grupo segue para Patrocínio. Na semana seguinte, nos dias 15 e 16 de maio, será a vez de Ituiutaba. A terra de Dona Beja, Araxá, será a última edição da Jornada, nos dias 30 e 31 de maio. Os eventos sempre serão realizados das 8 às 20 horas.

A Jornada

O evento contará com palestras, intervenções cênicas, apresentações de peça teatral e um debate entre os participantes. “Nós vamos conduzir o evento baseados em três eixos temáticos sendo eles: 1º) A cultura como fator estratégico do desenvolvimento, conduzido por Rubem dos Reis; 2º) A eficiência como âncora de sustentabilidade, conduzido por Katia Bizinotto e 3º)A experiência do teatro aplicado como plataforma de sustentabilidade e desenvolvimento humano, conduzido por Katia Lourenço”, informa Katia Bizinotto.

Os palestrantes serão membros do Grupontapé de Teatro. O produtor Rubem dos Reis, as produtoras, diretoras e atrizes do Grupo Katia Bizinotto e Kátia Lourenço.  “Nós abordaremos desde a transversalidade da cultura e o seu potencial de estímulo ao desenvolvimento, passando pelos conceitos de negócio cultural, a importância de um pensamento e gestão estratégica voltada para gestores, grupos artísticos e o resultado da vivência de 19 anos do Grupontapé de Teatro”, detalha Katia Bizinotto.

Segundo explica uma das organizadoras do evento, a Jornada é realizada no momento em que o Grupontapé aproxima-se dos 20 anos de estrada. “Nós sentimos a necessidade de compartilhar com outras pessoas ligadas à área cultural: gestores, agentes, artistas e outros grupos pensamentos que comungamos e experiências adquiridas ao longo desses anos. Compreendemos que criatividade não falta aos artistas interioranos, o que precisa é nos estruturarmos melhor para possibilitar para que a cultura seja vista como fator de desenvolvimento humano e econômico”, finaliza Bizinotto.

Inscrições

Para participar das palestras oferecidas pela Jornada, a pessoa precisa inscrever-se. A inscrição é gratuita e segue até completar todas as vagas disponíveis para cada localidade. Já os espetáculos são abertos ao público, sem necessidade de inscrição.

Serão emitidos certificados para quem fizer a inscrição.

A ficha de inscrição está disponível na página “Jornada Cultural” https://www.facebook.com/jornadadeproducaoegestaocultural?fref=ts ou solicitada pelo e-mail: jornadacultural@grupontape.com.br. “Nós pedimos para que as pessoas, quando se inscrevem, ficarem atentas em marcar na ficha de inscrição a cidade que vai participar”, reforça Bizinotto.

Serviço:

O quê: Jornada de Produção e Gestão Cultural

Quando e Onde: 30 e 31 de maio (em Araxá-MG).

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…