Super banner
Super banner

Araxá recebe a Jornada de Produção e Gestão Cultural

Araxá recebe a Jornada de Produção e Gestão Cultural

Araxá recebe a Jornada de Produção e Gestão Cultural 1

A região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba vai respirar cultura nos próximos dias. A partir desta semanal, começa a Jornada de Produção e Gestão Cultural promovida pelo Grupontapé de Teatro. Os artistas de Uberlândia vão colocar o pé na estrada para levar palestras, debates e peças teatrais acerca da arte às cidades de Monte Carmelo, Patrocínio, Araxá e Ituiutaba.

Segundo a coordenadora do evento, Kátia Bizinotto, a intenção é levar para as cidades do interior, um evento que promova a reflexão e o debate a respeito do fenômeno da economia da cultura ou economia criativa e as possibilidades que se apresentam a partir daí para a manutenção dos grupos culturais e para o desenvolvimento social e econômico dessas cidades, além do uso de ferramentas de gestão para garantir a eficiência dos grupos e ações culturais. “Nós vamos levar o case do Grupontapé de Teatro como exemplo, mas com a pretensão de compartilhar experiências e reforçar a ideia de que grupos artísticos de cidades interioranas têm a possibilidade de viver de cultura”, complementa Bizinotto.

A primeira parada do Grupontapé será em Monte Carmelo, nos dias 24 e 25 de abril. Nos dias 09 e 10 de maio, o grupo segue para Patrocínio. Na semana seguinte, nos dias 15 e 16 de maio, será a vez de Ituiutaba. A terra de Dona Beja, Araxá, será a última edição da Jornada, nos dias 30 e 31 de maio. Os eventos sempre serão realizados das 8 às 20 horas.

A Jornada

O evento contará com palestras, intervenções cênicas, apresentações de peça teatral e um debate entre os participantes. “Nós vamos conduzir o evento baseados em três eixos temáticos sendo eles: 1º) A cultura como fator estratégico do desenvolvimento, conduzido por Rubem dos Reis; 2º) A eficiência como âncora de sustentabilidade, conduzido por Katia Bizinotto e 3º)A experiência do teatro aplicado como plataforma de sustentabilidade e desenvolvimento humano, conduzido por Katia Lourenço”, informa Katia Bizinotto.

Os palestrantes serão membros do Grupontapé de Teatro. O produtor Rubem dos Reis, as produtoras, diretoras e atrizes do Grupo Katia Bizinotto e Kátia Lourenço.  “Nós abordaremos desde a transversalidade da cultura e o seu potencial de estímulo ao desenvolvimento, passando pelos conceitos de negócio cultural, a importância de um pensamento e gestão estratégica voltada para gestores, grupos artísticos e o resultado da vivência de 19 anos do Grupontapé de Teatro”, detalha Katia Bizinotto.

Segundo explica uma das organizadoras do evento, a Jornada é realizada no momento em que o Grupontapé aproxima-se dos 20 anos de estrada. “Nós sentimos a necessidade de compartilhar com outras pessoas ligadas à área cultural: gestores, agentes, artistas e outros grupos pensamentos que comungamos e experiências adquiridas ao longo desses anos. Compreendemos que criatividade não falta aos artistas interioranos, o que precisa é nos estruturarmos melhor para possibilitar para que a cultura seja vista como fator de desenvolvimento humano e econômico”, finaliza Bizinotto.

Inscrições

Para participar das palestras oferecidas pela Jornada, a pessoa precisa inscrever-se. A inscrição é gratuita e segue até completar todas as vagas disponíveis para cada localidade. Já os espetáculos são abertos ao público, sem necessidade de inscrição.

Serão emitidos certificados para quem fizer a inscrição.

A ficha de inscrição está disponível na página “Jornada Cultural” https://www.facebook.com/jornadadeproducaoegestaocultural?fref=ts ou solicitada pelo e-mail: [email protected]. “Nós pedimos para que as pessoas, quando se inscrevem, ficarem atentas em marcar na ficha de inscrição a cidade que vai participar”, reforça Bizinotto.

Serviço:

O quê: Jornada de Produção e Gestão Cultural

Quando e Onde: 30 e 31 de maio (em Araxá-MG).

Notícias relacionadas