Categorias: Cidade

Araxá recebe Congresso Estadual dos Jornalistas neste fim de semana

O 11° Congresso Estadual dos Jornalistas Mineiros, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), acontece neste fim de semana em Araxá, sexta (25) a domingo (27), no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá. O evento aguarda 200 jornalistas de várias cidades de Minas Gerais que atuam em redações, assessorias de comunicação e instituições de ensino.

Com o tema “O jornalista profissional na construção de um projeto para o Brasil”, o maior evento direcionado para os jornalistas residentes em Minas Gerais, o congresso tem o objetivo de debater a situação atual da profissão de jornalista, as ações necessárias para melhorar as condições de trabalho e fortalecimento da categoria, as transformações nas suas relações com a sociedade e as diretrizes políticas que o SJPMG e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) devem trabalhar nos próximos dois anos.

O sindicato realiza o congresso estadual da categoria a cada dois anos. A última edição ocorreu em 2008, em São João del-Rei. O evento é preparatório para o 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, que será realizado pela Fenaj e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul entre os dias 18 a 22 de agosto, em Porto Alegre. Os delegados eleitos no congresso estadual defenderão as teses de Minas no encontro nacional da categoria.

Grandes nomes para debater a profissão

Destinado a reflexões e disseminação de conhecimento, sendo uma ótima oportunidade de encontro para que os jornalistas possam debater as novas tendências e os desafios da profissão, o congresso irá oferecer aos participantes programação focada nos temas mais relevantes para categoria, apresentados por figuras de grande renome no cenário jornalístico.

“A conjuntura política brasileira e as eleições presidenciais de 2010” será debatida por Plínio Soares de Arruda Sampaio Júnior e Marcos Coimbra. O primeiro é economista, professor da disciplina na Unicamp e atual diretor do Vox Populi. É também autor do livro “Entre a Nação e a Barbárie”, além de organizador de “Capitalismo em Crise: A Natureza e a Dinâmica da Crise Econômica Mundial”.

Já Marcos Coimbra é cientista político e PHD em Ciências Sociais pela Universidade de Manchester. Além de consultor de campanhas eleitorais no Brasil e no exterior, ele é colunista do Correio Brasiliense e do Estado de Minas, e também professor e pesquisador da UFMG.

“A Convergência de Mídias e a Precarização do Trabalho” será discutida por Juliano Maurício de Carvalho e César Bolaño, que além de jornalista é pós-doutor pela USP na área de Ciências Econômicas. César é ainda orientador do Laboratório de política de comunicação da Unb já tendo publicado livros nas áreas de políticas públicas de comunicação, mercado de trabalho, tecnologias, desafios da digitalização e da convergência, entre outros.

Juliano é conselheiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, doutor em Comunicação Social e líder do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lacotec) da Unesp.

Haverá ainda mesa-redonda “Jornalismo: formação profissional, regulamentação e ética” com Leandro Fortes, repórter da Carta Capital que já passou pelos mais importantes veículos de comunicação do país e é criador do curso de Jornalismo On-Line do Senac do Distrito Federal. Leandro é autor de vários livros, entre eles “Cayman: O Dossiê do Medo” e “Jornalismo Investigativo”. Leandro debate a questão com Rogério Christofoletti, jornalista mestre em linguística que tem artigos publicados em quase toda a América Latina e em Portugal.

Já lançou e co-participou de vários livros e desenvolveu projetos de investigação científica com financiamento de várias entidades, entre elas CNPq, UOL e Unesco. Rogério já coordenou a Renoi (Rede Nacional de Observatórios de Imprensa) e é atualmente, um dos Líderes do Observatório da Ética Jornalística.

A programação inclui ainda outras atividades e muitas oportunidades de interação, incluindo jantar especial ao final da programação de cada dia.

â–º Programação

Com SPJMG

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…