Super banner
Super banner

Araxá recebe Congresso Estadual dos Jornalistas neste fim de semana

Araxá recebe Congresso Estadual dos Jornalistas neste fim de semana

O 11° Congresso Estadual dos Jornalistas Mineiros, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), acontece neste fim de semana em Araxá, sexta (25) a domingo (27), no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá. O evento aguarda 200 jornalistas de várias cidades de Minas Gerais que atuam em redações, assessorias de comunicação e instituições de ensino.

Com o tema “O jornalista profissional na construção de um projeto para o Brasil”, o maior evento direcionado para os jornalistas residentes em Minas Gerais, o congresso tem o objetivo de debater a situação atual da profissão de jornalista, as ações necessárias para melhorar as condições de trabalho e fortalecimento da categoria, as transformações nas suas relações com a sociedade e as diretrizes políticas que o SJPMG e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) devem trabalhar nos próximos dois anos.

O sindicato realiza o congresso estadual da categoria a cada dois anos. A última edição ocorreu em 2008, em São João del-Rei. O evento é preparatório para o 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, que será realizado pela Fenaj e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul entre os dias 18 a 22 de agosto, em Porto Alegre. Os delegados eleitos no congresso estadual defenderão as teses de Minas no encontro nacional da categoria.

Grandes nomes para debater a profissão

Destinado a reflexões e disseminação de conhecimento, sendo uma ótima oportunidade de encontro para que os jornalistas possam debater as novas tendências e os desafios da profissão, o congresso irá oferecer aos participantes programação focada nos temas mais relevantes para categoria, apresentados por figuras de grande renome no cenário jornalístico.

“A conjuntura política brasileira e as eleições presidenciais de 2010” será debatida por Plínio Soares de Arruda Sampaio Júnior e Marcos Coimbra. O primeiro é economista, professor da disciplina na Unicamp e atual diretor do Vox Populi. É também autor do livro “Entre a Nação e a Barbárie”, além de organizador de “Capitalismo em Crise: A Natureza e a Dinâmica da Crise Econômica Mundial”.

Já Marcos Coimbra é cientista político e PHD em Ciências Sociais pela Universidade de Manchester. Além de consultor de campanhas eleitorais no Brasil e no exterior, ele é colunista do Correio Brasiliense e do Estado de Minas, e também professor e pesquisador da UFMG.

“A Convergência de Mídias e a Precarização do Trabalho” será discutida por Juliano Maurício de Carvalho e César Bolaño, que além de jornalista é pós-doutor pela USP na área de Ciências Econômicas. César é ainda orientador do Laboratório de política de comunicação da Unb já tendo publicado livros nas áreas de políticas públicas de comunicação, mercado de trabalho, tecnologias, desafios da digitalização e da convergência, entre outros.

Juliano é conselheiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, doutor em Comunicação Social e líder do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lacotec) da Unesp.

Haverá ainda mesa-redonda “Jornalismo: formação profissional, regulamentação e ética” com Leandro Fortes, repórter da Carta Capital que já passou pelos mais importantes veículos de comunicação do país e é criador do curso de Jornalismo On-Line do Senac do Distrito Federal. Leandro é autor de vários livros, entre eles “Cayman: O Dossiê do Medo” e “Jornalismo Investigativo”. Leandro debate a questão com Rogério Christofoletti, jornalista mestre em linguística que tem artigos publicados em quase toda a América Latina e em Portugal.

Já lançou e co-participou de vários livros e desenvolveu projetos de investigação científica com financiamento de várias entidades, entre elas CNPq, UOL e Unesco. Rogério já coordenou a Renoi (Rede Nacional de Observatórios de Imprensa) e é atualmente, um dos Líderes do Observatório da Ética Jornalística.

A programação inclui ainda outras atividades e muitas oportunidades de interação, incluindo jantar especial ao final da programação de cada dia.

â–º Programação

Com SPJMG

Notícias relacionadas