Categorias: Cidade

Araxá recebe pela primeira vez o Seminário de Aciaria Internacional

Da Redação/Caio Aureliano – Profissionais que atuam na siderurgia e engenharia de todo o Brasil estão em Araxá para o 44° Seminário de Aciaria Internacional. Entre os dias 26 e 29, a cidade recebe pela primeira vez mais de 300 pessoas de todo o mundo para este evento promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) no Tauá Grande Hotel.

Palestras, oficinas e mesa redonda para debater os rumos da siderurgia nacional e visita técnica à usina da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), empresa anfitriã do evento, são algumas atrações que ocorrem até esta quarta-feira (29). Além deste objetivo, o seminário também propõe a troca de experiências e a ampliação do networking (rede de contatos) entre os participantes.

De acordo com o diretor-executivo da ABM, Horacídio Leal Barbosa Filho, a CBMM oferece um insumo direto para a Aciaria (unidade de usina siderúrgica) que influencia na qualidade do aço. “Houve um consenso da comissão organizadora para trazer o evento para cá e fomos acolhidos. A CBMM abraçou a ideia. A CBMM é uma das empresas associadas da ABM e participa muito da vida da associação. O objetivo deste seminário é a transmissão de conhecimento, novas tecnologias e inovação”, diz o diretor-executivo.

“A gente tem que partir para um grande patrocinador. Além da cidade, você tem que encontrar um grande patrocinador. Nós encontramos primeiro a CBMM e consequentemente Araxá. A logística para trazer os participantes funcionou bem no primeiro dia”, coloca o coordenador do evento, José Luiz Lopes Martinez.

O diretor de tecnologia da CBMM, Marcos Stuart, afirma que é uma honra para a empresa ter este evento aqui em Araxá. “Os aciaristas são aqueles que usam o produto ferro-nióbio. Eles são o primeiro cliente CBMM. Estamos inseridos em uma cadeia de produção e eles vêm na sequência. Nós fabricamos ferro-nióbio, eles usam esses produtos na fabricação do aço. Esta é uma oportunidade de estarmos juntos desses clientes para entender tendências, problemas e fazer melhoria contínua”, aborda o diretor.

A abertura oficial teve como ponto alto as entregas dos prêmios ArcelorMittal Tubarão e CBMM aos autores dos melhores trabalhos a nível nacional apresentados no 43º Seminário de Aciaria, realizado no ano passado em Belo Horizonte. “Para Araxá, é muito importante que eles conheçam a usina. Nós temos muito orgulho da nossa usina, que é limpa e com uma gestão baseada na sustentabilidade. A CBMM está envolvida em alguns programas desde o seu início e um deles é a formação de pessoas tanto na comunidade, como fora da comunidade. O Brasil tem carência de bons técnicos”, acrescenta.

“Estamos contribuindo para a formação de bons técnicos e gestores. Entendemos que a aplicação do nióbio só tem sentido em lugar que vai ser diferenciado e melhorar realmente o produto. O estudante bem preparado vai reconhecer esse posicionamento e usar o nióbio quando for necessário. Então, a formação de pessoas faz parte da nossa política”, aborda Stuart.

Para Stuart, Araxá só tem a ganhar com a vinda de profissionais da siderurgia e engenharia de todo o Brasil e do mundo. “Esse é um seminário internacional. Estão aqui profissionais dos países em desenvolvimento – Rússia, China, Índia, um grupo que a CBMM está trazendo para discutir o estágio de tecnologia das aciarias nesses países. Isso é fantástico. Isso fomenta uma corrida positiva. O fato de ser um evento internacional e ser realizado aqui em Araxá só tem a ajudar no processo de evolução”, destaca o diretor de tecnologia da CBMM.

Para encerrar o primeiro dia do seminário, a pedagoga empresarial Clarisse Leal Freitas ministrou palestra motivacional com o tema “Cabeça, coração e coragem”.

Mais informações, no site: www.abmbrasil.com.br

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…