Super banner
Super banner

Araxá recebe pela primeira vez o Seminário de Aciaria Internacional

Araxá recebe pela primeira vez o Seminário de Aciaria Internacional

Aciaria Araxá

Da Redação/Caio Aureliano – Profissionais que atuam na siderurgia e engenharia de todo o Brasil estão em Araxá para o 44° Seminário de Aciaria Internacional. Entre os dias 26 e 29, a cidade recebe pela primeira vez mais de 300 pessoas de todo o mundo para este evento promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) no Tauá Grande Hotel.

Palestras, oficinas e mesa redonda para debater os rumos da siderurgia nacional e visita técnica à usina da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), empresa anfitriã do evento, são algumas atrações que ocorrem até esta quarta-feira (29). Além deste objetivo, o seminário também propõe a troca de experiências e a ampliação do networking (rede de contatos) entre os participantes.

De acordo com o diretor-executivo da ABM, Horacídio Leal Barbosa Filho, a CBMM oferece um insumo direto para a Aciaria (unidade de usina siderúrgica) que influencia na qualidade do aço. “Houve um consenso da comissão organizadora para trazer o evento para cá e fomos acolhidos. A CBMM abraçou a ideia. A CBMM é uma das empresas associadas da ABM e participa muito da vida da associação. O objetivo deste seminário é a transmissão de conhecimento, novas tecnologias e inovação”, diz o diretor-executivo.

“A gente tem que partir para um grande patrocinador. Além da cidade, você tem que encontrar um grande patrocinador. Nós encontramos primeiro a CBMM e consequentemente Araxá. A logística para trazer os participantes funcionou bem no primeiro dia”, coloca o coordenador do evento, José Luiz Lopes Martinez.

O diretor de tecnologia da CBMM, Marcos Stuart, afirma que é uma honra para a empresa ter este evento aqui em Araxá. “Os aciaristas são aqueles que usam o produto ferro-nióbio. Eles são o primeiro cliente CBMM. Estamos inseridos em uma cadeia de produção e eles vêm na sequência. Nós fabricamos ferro-nióbio, eles usam esses produtos na fabricação do aço. Esta é uma oportunidade de estarmos juntos desses clientes para entender tendências, problemas e fazer melhoria contínua”, aborda o diretor.

A abertura oficial teve como ponto alto as entregas dos prêmios ArcelorMittal Tubarão e CBMM aos autores dos melhores trabalhos a nível nacional apresentados no 43º Seminário de Aciaria, realizado no ano passado em Belo Horizonte. “Para Araxá, é muito importante que eles conheçam a usina. Nós temos muito orgulho da nossa usina, que é limpa e com uma gestão baseada na sustentabilidade. A CBMM está envolvida em alguns programas desde o seu início e um deles é a formação de pessoas tanto na comunidade, como fora da comunidade. O Brasil tem carência de bons técnicos”, acrescenta.

“Estamos contribuindo para a formação de bons técnicos e gestores. Entendemos que a aplicação do nióbio só tem sentido em lugar que vai ser diferenciado e melhorar realmente o produto. O estudante bem preparado vai reconhecer esse posicionamento e usar o nióbio quando for necessário. Então, a formação de pessoas faz parte da nossa política”, aborda Stuart.

Para Stuart, Araxá só tem a ganhar com a vinda de profissionais da siderurgia e engenharia de todo o Brasil e do mundo. “Esse é um seminário internacional. Estão aqui profissionais dos países em desenvolvimento – Rússia, China, Índia, um grupo que a CBMM está trazendo para discutir o estágio de tecnologia das aciarias nesses países. Isso é fantástico. Isso fomenta uma corrida positiva. O fato de ser um evento internacional e ser realizado aqui em Araxá só tem a ajudar no processo de evolução”, destaca o diretor de tecnologia da CBMM.

Para encerrar o primeiro dia do seminário, a pedagoga empresarial Clarisse Leal Freitas ministrou palestra motivacional com o tema “Cabeça, coração e coragem”.

Mais informações, no site: www.abmbrasil.com.br

Notícias relacionadas