Categorias: Cidade

Araxá retoma cirurgias eletivas e interditará bares que descumprirem protocolos

O prefeito Robson Magela atendeu à solicitação do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 de Araxá para retomada das cirurgias eletivas e maior punição aos bares e restaurantes que descumprirem o protocolo sanitário que impõe medidas de distanciamento no comércio local. Essas e outras medidas deliberadas passam a valer a partir desta quarta-feira (12). 

O município permitirá que procedimentos cirúrgicos marcados com antecedência, não urgentes e que não dependam de sedativos utilizados no kit intubação em UTIs possam ser realizados desde que os hospitais públicos e privados mantenham leitos e cuidados hospitalares para as emergências impostas pelo novo coronavírus.

A Administração Municipal também tornará mais rígida a fiscalização de bares e restaurantes, com interdição pelo prazo de 15 dias daqueles estabelecimentos que descumprirem as determinações impostas pelo município.

As novas medidas foram definidas em reunião realizada nesta terça-feira (11) e contou com a presença de profissionais da saúde que orientam o município nas tomadas de decisão técnicas relacionadas ao enfrentamento da doença e do Ministério Público Estadual.

De acordo com a secretária de Saúde, Lorena Pinho, o retorno das cirurgias eletivas já estava planejado. “Não é só à Covid-19 que estamos sujeitos, têm várias doenças que podem levar as pessoas a óbito. E estamos preocupados com essas doenças e suas consequências. Outro fator preocupante é a aglomeração em bares. Já fizemos vários alertas, temos fiscalizado e orientado todos proprietários desses estabelecimentos. Mas, não está sendo suficiente. A partir de agora, vamos interditar e multar, caso seja necessário”, ressalta a secretária.

Supermercados e academias

O comitê também deliberou pela ampliação do horário de funcionamento de supermercados e academias, que poderão ficar abertos até às 21h.

Terceiro Setor

Também ficou definido que as entidades do terceiro setor poderão retomar as suas atividades a partir do dia 1º de junho.

Retorno às aulas

Após mais de 1 ano de escolas fechadas por causa da pandemia da Covid-19, Araxá iniciará a retomada gradual das aulas por meio do modelo híbrido (presencial e remoto) e facultativo. As salas devem receber obrigatoriamente a metade da capacidade de alunos e a outra parte dos estudantes segue em casa acompanhando as aulas de forma digital. A cada semana o grupo é alternado. As aulas das escolas particulares voltarão dia 1° de junho, já as das escolas municipais, 1° de julho.

A Secretaria Municipal de Educação vai definir as etapas para a volta gradual dos alunos de toda a rede municipal de ensino (público e privado). Todas as instituições de ensino deverão seguir os protocolos sanitários para garantir a segurança de estudantes, professores e colaboradores. O avanço em cada estágio vai depender dos indicadores da pandemia.

Segundo a secretária municipal de Educação, Zulma Moreira, uma portaria com a definição das etapas será publicada nos próximos dias. “Já temos protocolos bem definidos e que vão oferecer segurança à toda comunidade escolar para esse retorno gradual”, afirma.

“De qualquer forma, será de responsabilidade e decisão dos pais ou responsável se o aluno permanecerá somente com o ensino à distância ou participará do modelo híbrido. Essa decisão poderá ser feita em qualquer momento, sendo de decisão exclusiva dos pais”, explica Zulma.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…