Categorias: Meio AmbienteMinas

Arsae-MG amplia prazo para municípios pleitearem recursos via Fundo Municipal de Saneamento

A Arsae-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais) prorrogou até o fim de março de 2021 o prazo para os municípios solicitarem habilitação dos respectivos Fundos Municipais de Saneamento Básico (FMSB), a fim de receberem até 4% da receita líquida tarifária acumulada pelo prestador de serviço.

O diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, explica que a prorrogação do prazo se faz necessária em virtude do cenário de pandemia, que causou dificuldades aos municípios

“Essa medida visa alcançar o maior número possível de municípios, considerando que a habilitação de fundos municipais tornou-se um indicador estratégico da Agência, essencial para a universalização do saneamento básico em Minas Gerais, enquanto ainda não regulamentado o novo marco do saneamento ”, considera.

De acordo com o gerente de Fiscalização Econômica da agência, Rômulo Miranda, em 2019 pouco mais de 60 municípios no Estado estavam habilitados para receber o repasse, mas após enorme mobilização da Arsae-MG junto aos prefeitos – que são os titulares para enviar e pleitear o repasse – hoje já são quase 150 municípios atendidos pela Copasa-MG e Copanor.

“Há ainda aproximadamente 480 municípios que podem pleitear os recursos, desde que atendam aos requisitos estabelecidos na Resolução Arsae-MG nº 110/2018.

São esperados, até o momento, repasses superiores a R$ 120 milhões para ações exclusivas de saneamento básico nos municípios.”, afirma.

Confira os prazos e saiba como enviar documentação

Para se habilitarem ao recebimento dos repasses no ano de 2021, os municípios devem protocolar a solicitação de habilitação, dos respectivos FMSBs, e demais documentos, até 31/03/2021, junto à agência.

Caso haja pendências, a Arsae-MG solicitará o envio da documentação faltante ou adequação que deverá ser providenciada até 30/04/2021.

O envio também pode ser feito por meio totalmente digital, para os endereços eletrônicos: adriano.silva@arsae.mg.gov.br, com cópia para romulo.soares@arsae.mg.gov.br .

Caso a documentação encaminhada esteja adequada, o município será habilitado para o recebimento dos repasses a partir das revisões tarifárias da Copasa-MG e da Copanor, que serão finalizadas no fim de junho de 2021.

Mais informações, documentação necessária e dúvidas sobre os Fundos Municipais de Saneamento: clique aqui.

Matérias recentes

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…