Categorias: Cidade

Asttran promove operação de conscientização nas escolas

Da Redação – 11/02/2011 – Um trabalho de conscietização de motoristas e alunos de escolas da região central de Araxá está sendo promovida pela Assessoria Municipal de Trânsito e Transportes (Asttran). O trabalho disciplinar objetiva a utilização de espaços sinalizados em áreas escolares, estacionamento de vans e uso da faixa de pedestre.

A operação foi iniciada em locais de tráfego intenso de veículos em horários de entrada e saída das aulas, como as avenidas Imbiara (Colégio Dom Bosco) e Getúlio Vargas (Delfim Moreira), além da praça São Domingos e avenida Antônio Carlos (Colégio São Domingos). O trabalho é organizado por agentes da Asttran e policiais miliatres.

A forma de travessia e utilização das faixas de pedestres são as principais orientações da operação, segundo a assessora Viviani Antunes Gomes. “Com o intuito de demonstrar a intenção de realizar a travessia, o pedestre deve, ainda na calçada, estender o braço à frente e o condutor terá que parar antes da faixa de contenção e ligar o pisca-alerta para sinalizar a travessia do pedestre para o veículo que estiver vindo atrás”, explica.

“Essa orientação de estender o braço à frente é extremamente importante e tem melhora a relação de trânsito entre o veículo e o pedestre. Esse trabalho teve início nas escolas centrais, mas a diretora da instituição de ensino que perceber a necessidade dessa campanha pode entrar em contato com a Asttran e vamos agendar uma operação, de acordo com o nosso cronograma”, ressalta a assessora.

Antônio Carlos e Presidente Olegário Maciel

Segundo a Viviani, duas faixas de pedestres da Antônio Carlos, uma em frente ao Banco do Brasil e outro no cruzamento com a rua Presidente Olegário Maciel preocupa a Asttran.

“Na próxima semana (a partir de segunda-feira) vamos lançar uma nova campanha para orientar e disciplinar pedestre para utilização da faixa de pedestre em locais que não existem semáforos. A forma do pedestre comunicar com o condutor é a mesma que é realizada na porta das escolas, ou seja, o pedestre deve estender o braço à frente e o condutor terá que parar antes da faixa de contenção e ligar o pisca-alerta para sinalizar a travessia do pedestre”, explica.

“Esse é um procedimento estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que dá preferência do pedestre nesses locais. A partir do momento que as pessoas começarem a respeitar a faixa, não teremos qualquer problema”, acredita Viviani.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…