Super banner
Super banner

Asttran promove operação de conscientização nas escolas

Asttran promove operação de conscientização nas escolas

Da Redação – 11/02/2011 – Um trabalho de conscietização de motoristas e alunos de escolas da região central de Araxá está sendo promovida pela Assessoria Municipal de Trânsito e Transportes (Asttran). O trabalho disciplinar objetiva a utilização de espaços sinalizados em áreas escolares, estacionamento de vans e uso da faixa de pedestre.

A operação foi iniciada em locais de tráfego intenso de veículos em horários de entrada e saída das aulas, como as avenidas Imbiara (Colégio Dom Bosco) e Getúlio Vargas (Delfim Moreira), além da praça São Domingos e avenida Antônio Carlos (Colégio São Domingos). O trabalho é organizado por agentes da Asttran e policiais miliatres.

A forma de travessia e utilização das faixas de pedestres são as principais orientações da operação, segundo a assessora Viviani Antunes Gomes. “Com o intuito de demonstrar a intenção de realizar a travessia, o pedestre deve, ainda na calçada, estender o braço à frente e o condutor terá que parar antes da faixa de contenção e ligar o pisca-alerta para sinalizar a travessia do pedestre para o veículo que estiver vindo atrás”, explica.

“Essa orientação de estender o braço à frente é extremamente importante e tem melhora a relação de trânsito entre o veículo e o pedestre. Esse trabalho teve início nas escolas centrais, mas a diretora da instituição de ensino que perceber a necessidade dessa campanha pode entrar em contato com a Asttran e vamos agendar uma operação, de acordo com o nosso cronograma”, ressalta a assessora.

Antônio Carlos e Presidente Olegário Maciel

Segundo a Viviani, duas faixas de pedestres da Antônio Carlos, uma em frente ao Banco do Brasil e outro no cruzamento com a rua Presidente Olegário Maciel preocupa a Asttran.

“Na próxima semana (a partir de segunda-feira) vamos lançar uma nova campanha para orientar e disciplinar pedestre para utilização da faixa de pedestre em locais que não existem semáforos. A forma do pedestre comunicar com o condutor é a mesma que é realizada na porta das escolas, ou seja, o pedestre deve estender o braço à frente e o condutor terá que parar antes da faixa de contenção e ligar o pisca-alerta para sinalizar a travessia do pedestre”, explica.

“Esse é um procedimento estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que dá preferência do pedestre nesses locais. A partir do momento que as pessoas começarem a respeitar a faixa, não teremos qualquer problema”, acredita Viviani.

Notícias relacionadas