Categorias: Educação

Aulas presenciais retornam seguindo protocolos de segurança

Uso de máscara, distanciamento social, aferição de temperatura, copos e garrafas individuais, locais e mobiliário higienizados, assim foi o retorno das aulas presenciais nas escolas privadas nesta semana e também será nas escolas municipais a partir de 5 de julho.

Após mais de um ano fechadas, as escolas passaram por uma série de adaptações para oferecer um ambiente seguro para alunos, professores e funcionários.

O retorno gradual das atividades foi definido nos modelos remoto e híbrido, mediante aprovação da Vigilância Sanitária. As turmas devem ser divididas em subgrupos, com escalonamento dos dias, horários ou turnos de presença, sendo respeitada a capacidade máxima das salas. As datas para retorno das unidades de ensino da rede estadual e federal serão definidas, respectivamente, pelo Governo do Estado de Minas Gerais e pelo Governo Federal. 

Cada escola deverá organizar grupos de até 10 alunos por sala, podendo este número ser ampliado, desde que respeitado o distanciamento de no mínimo 1,5 metros entre os estudantes e respectivas carteiras. As aulas ocorrerão, nas duas primeiras semanas de julho, em horário reduzido. 

No período da manhã será das 7h às 9h30 e à tarde, das 13h às 15h30. O lanche será distribuído, na sala, em embalagem própria. Sua ingestão será feita fora da escola, preferencialmente em casa. Pais e responsáveis poderão optar pela permanência de estudantes no ensino remoto, sem risco de penalizações. 

“Estamos muito felizes por este momento e queremos que tudo seja com muito cuidado e segurança. Assim, poderemos, pouco a pouco, voltar às nossas escolas de forma segura. Todas as medidas de prevenção de combate à Covid-19 foram adotadas, considerando as características específicas de cada unidade. Implementamos uma rigorosa rotina de higienização para oferecer um ambiente seguro a alunos, professores e funcionários” explica a secretária de Educação, Zulma Moreira. 

Os pais e responsáveis pelos estudantes deverão assinar um Termo de Responsabilidade antes do retorno de seus filhos às atividades presenciais, que deverá contemplar o compromisso dos mesmos quanto ao respeito às medidas de prevenção à Covid-19, dentro e fora de casa.

Ver comentários

  • Nesse caso nem se tivesse Penalização a saúde dos meus filhos vem primeiro isso vai acabar se Deus quiser,vamos todos voltar ao normal Mas meus filhos só depois das duas doses.

Matérias recentes

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…

Prova prática do concurso público da Fundação Cultural Calmon Barreto acontece neste sábado (11)

A Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) convoca os candidatos aprovados nas primeiras etapas do Concurso…