Categorias: Política

Bosco faz retrospectiva à frente da Comissão de Educação da ALMG

Da Redação/Via Ascom – Prestes a encerrar o primeiro período legislativo do ano, o deputado Bosco (PTdoB) faz uma retrospectiva das principais atividades da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, que preside desde o início de seu mandato.

Em uma das comissões mais importantes do parlamento estadual, o deputado diz que o trabalho foi marcado por pautas relevantes para Minas Gerais, com importantes parcerias com as secretarias de Estado de Educação (SEE) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

A comissão atuou de forma intensa para a implantação do Fórum Estadual de Educação (FEE-MG), instituído em abril, e sua articulação com o Fórum Nacional de Educação. O órgão, formado por representantes dos diversos campos sociais, entidades representativas da educação, Assembleia Legislativa e governo de Minas, representa uma oportunidade singular onde de espaço onde as questões da educação possam ser abordadas.

Para o deputado Bosco, que presidiu a solenidade de lançamento do FEE-MG, na Assembleia, o fórum vai “garantir a discussão de políticas educacionais efetivas no Estado”. Ele considera que a implantação do órgão é “apenas o princípio de uma grande caminhada, cujo objetivo maior é aperfeiçoar cada vez mais a educação em Minas, proporcionando aos mineiros a construção de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária”.

Também foi na comissão que se discutiu-se a escola de tempo integral e os programas do sistema estadual de ensino. Nesse sentido, os parlamentares buscaram traçar o panorama das experiências em educação integral, convidando especialistas na temática. Bosco destacou que esse é o início de uma discussão ampla, que será levada para todas as regiões do Estado.

Para ele, “o aluno precisa ir além dos muros da escola, e para isso é necessária a construção de um modelo que forme mais que um aluno, mas também um cidadão”.

Desenvolvimento tecnológico e diploma

Outro importante tema foi o convênio de cooperação entre a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com interveniência da Sectes.

O deputado Bosco comenta que “esta parceria veio para ficar e dar certo, agregando conhecimento intelectual e colocando Minas Gerais na vanguarda do desenvolvimento tecnológico no Brasil”.

O projeto Cetec-Senai, como é conhecido,  tem o objetivo de ser um conector entre universidade e indústria, buscando a promoção do desenvolvimento das indústrias mineiras.

A proposta é que o Cetec-Senai intermedie essa relação com a apresentação de soluções tecnológicas, concebidas a partir do conhecimento gerado nas universidades para o suprimento da demanda de produção de bens e serviços da indústria.

Na reta final do semestre, a comissão destinou espaço para debater a revalidação de diplomas superiores expedidos em outros países. Estima-se que em Minas Gerais haja cerca de 3 mil profissionais que esperam a revalidação de seus diplomas. Em todo o Brasil, são mais de 20 mil na expectativa.

Bosco, que foi autor do requerimento para a audiência, afirmou que é preciso dar uma solução para a situação dos estudantes diplomados no exterior, e defendeu que Minas Gerais caminhe no sentido de garantir a revalidação dos títulos dessas pessoas. Ele recebeu da Associação Nacional de Pós-Graduados em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior um diploma comprobatório de entrega da Medalha de Mérito Educacional Educador Paulo Freire.

Siga Vivo

Além de todas essas atividades, destaca-se um dos projetos mais importantes do semestre – o Ciclo de Debates Siga Vivo, cujo objetivo foi promover debates e ações para o fim da violência no trânsito. Tendo a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia como uma das organizadoras, o ciclo percorreu todo o Estado, conhecendo as realidades de cada região mineira e propondo políticas públicas que sejam efetivas para a redução dos acidentes de trânsito, responsável pela morte de aproximadamente 42 mil pessoas por ano no Brasil.

A atuação no Siga Vivo levou o parlamentar a apresentar um projeto de lei (3.317/2012), já em tramitação, que define as diretrizes da Educação para o Trânsito no âmbito das redes de ensino pública e privada de Minas Gerais.

“Somente com a participação efetiva de todos que vamos diminuir esse mal tão grande que assola mineiros e mineiras, além de todos os brasileiros. Por isso é importante começar o envolvimento com o assunto logo na escola”, comenta o deputado.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…