Super banner
Super banner

Bosco faz retrospectiva à frente da Comissão de Educação da ALMG

Bosco faz retrospectiva à frente da Comissão de Educação da ALMG

Deputado Bosco

Da Redação/Via Ascom – Prestes a encerrar o primeiro período legislativo do ano, o deputado Bosco (PTdoB) faz uma retrospectiva das principais atividades da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, que preside desde o início de seu mandato.

Em uma das comissões mais importantes do parlamento estadual, o deputado diz que o trabalho foi marcado por pautas relevantes para Minas Gerais, com importantes parcerias com as secretarias de Estado de Educação (SEE) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

A comissão atuou de forma intensa para a implantação do Fórum Estadual de Educação (FEE-MG), instituído em abril, e sua articulação com o Fórum Nacional de Educação. O órgão, formado por representantes dos diversos campos sociais, entidades representativas da educação, Assembleia Legislativa e governo de Minas, representa uma oportunidade singular onde de espaço onde as questões da educação possam ser abordadas.

Para o deputado Bosco, que presidiu a solenidade de lançamento do FEE-MG, na Assembleia, o fórum vai “garantir a discussão de políticas educacionais efetivas no Estado”. Ele considera que a implantação do órgão é “apenas o princípio de uma grande caminhada, cujo objetivo maior é aperfeiçoar cada vez mais a educação em Minas, proporcionando aos mineiros a construção de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária”.

Também foi na comissão que se discutiu-se a escola de tempo integral e os programas do sistema estadual de ensino. Nesse sentido, os parlamentares buscaram traçar o panorama das experiências em educação integral, convidando especialistas na temática. Bosco destacou que esse é o início de uma discussão ampla, que será levada para todas as regiões do Estado.

Para ele, “o aluno precisa ir além dos muros da escola, e para isso é necessária a construção de um modelo que forme mais que um aluno, mas também um cidadão”.

Desenvolvimento tecnológico e diploma

Outro importante tema foi o convênio de cooperação entre a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com interveniência da Sectes.

O deputado Bosco comenta que “esta parceria veio para ficar e dar certo, agregando conhecimento intelectual e colocando Minas Gerais na vanguarda do desenvolvimento tecnológico no Brasil”.

O projeto Cetec-Senai, como é conhecido,  tem o objetivo de ser um conector entre universidade e indústria, buscando a promoção do desenvolvimento das indústrias mineiras.

A proposta é que o Cetec-Senai intermedie essa relação com a apresentação de soluções tecnológicas, concebidas a partir do conhecimento gerado nas universidades para o suprimento da demanda de produção de bens e serviços da indústria.

Na reta final do semestre, a comissão destinou espaço para debater a revalidação de diplomas superiores expedidos em outros países. Estima-se que em Minas Gerais haja cerca de 3 mil profissionais que esperam a revalidação de seus diplomas. Em todo o Brasil, são mais de 20 mil na expectativa.

Bosco, que foi autor do requerimento para a audiência, afirmou que é preciso dar uma solução para a situação dos estudantes diplomados no exterior, e defendeu que Minas Gerais caminhe no sentido de garantir a revalidação dos títulos dessas pessoas. Ele recebeu da Associação Nacional de Pós-Graduados em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior um diploma comprobatório de entrega da Medalha de Mérito Educacional Educador Paulo Freire.

Siga Vivo

Além de todas essas atividades, destaca-se um dos projetos mais importantes do semestre – o Ciclo de Debates Siga Vivo, cujo objetivo foi promover debates e ações para o fim da violência no trânsito. Tendo a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia como uma das organizadoras, o ciclo percorreu todo o Estado, conhecendo as realidades de cada região mineira e propondo políticas públicas que sejam efetivas para a redução dos acidentes de trânsito, responsável pela morte de aproximadamente 42 mil pessoas por ano no Brasil.

A atuação no Siga Vivo levou o parlamentar a apresentar um projeto de lei (3.317/2012), já em tramitação, que define as diretrizes da Educação para o Trânsito no âmbito das redes de ensino pública e privada de Minas Gerais.

“Somente com a participação efetiva de todos que vamos diminuir esse mal tão grande que assola mineiros e mineiras, além de todos os brasileiros. Por isso é importante começar o envolvimento com o assunto logo na escola”, comenta o deputado.

Notícias relacionadas