Categorias: Política

Bosco participa de mais uma audiência sobre transformação do Cefet-MG

Na tarde desta segunda-feira (20), o deputado Bosco (PTdoB) participou de mais uma audiência pública que discutiu a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) em Universidade Tecnológica. A reunião, realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte, também foi o ato solene para a criação da frente parlamentar que defenderá a causa na Câmara.

Engajado na articulação para que a instituição federal seja reconhecida como Universidade Tecnológica, o deputado Bosco destacou, em seu pronunciamento, a importância da mobilização e da discussão desse assunto. “A transformação do Cefet não é apenas um desejo dos estudantes, professores e diretores da instituição, é um imperativo do estado de Minas Gerais. O Cefet já preenche os requisitos da Lei 9.394, que normatiza a criação e transformação em Universidade Tecnológica. O que precisamos agora é nos movimentar para que o merecido reconhecimento venha do governo federal”.

Houve participação maciça de professores, estudantes, diretores, representantes de entidades de classe, autoridades políticas e representantes da sociedade civil, dentre os quais, o diretor-geral do Cefet-MG, professor Márcio Silva Basílio, e o diretor do campus Araxá, professor Vicente Donizetti da Silva.

Atento ao poder de mobilização das novas mídias, o parlamentar incentivou os alunos a “tocar o movimento” em todas as plataformas midiáticas que puderem. “Criem sites, páginas no Facebook, perfis no Twitter. Precisamos aproveitar todos os espaços e ferramentas em prol desse nosso objetivo único”, conclamou Bosco.

Audiências em todo o estado

Comprometido em estender essa discussão e em mobilizar um maior número de lideranças políticas nos níveis municipal e estadual, o deputado Bosco apresentou requerimento na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa para a realização de audiências públicas em todos os nove municípios que possuem unidades do Cefet-MG.

A primeira cidade que sediou a discussão foi Araxá, reunindo cerca de 400 pessoas num debate que culminou na elaboração de um documento, que será entregue ao governo federal por uma frente parlamentar. Para o deputado, “a transformação do Cefet-MG merece ser apresentada para as lideranças das cidades e regiões que possuem unidades da instituição, uma vez que estão diretamente envolvidas em qualquer mudança que ocorra na estrutura do centro de ensino”.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…