Super banner
Super banner

Bosco participa de mais uma audiência sobre transformação do Cefet-MG

Bosco participa de mais uma audiência sobre transformação do Cefet-MG

Cefet Bosco

Na tarde desta segunda-feira (20), o deputado Bosco (PTdoB) participou de mais uma audiência pública que discutiu a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) em Universidade Tecnológica. A reunião, realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte, também foi o ato solene para a criação da frente parlamentar que defenderá a causa na Câmara.

Engajado na articulação para que a instituição federal seja reconhecida como Universidade Tecnológica, o deputado Bosco destacou, em seu pronunciamento, a importância da mobilização e da discussão desse assunto. “A transformação do Cefet não é apenas um desejo dos estudantes, professores e diretores da instituição, é um imperativo do estado de Minas Gerais. O Cefet já preenche os requisitos da Lei 9.394, que normatiza a criação e transformação em Universidade Tecnológica. O que precisamos agora é nos movimentar para que o merecido reconhecimento venha do governo federal”.

Houve participação maciça de professores, estudantes, diretores, representantes de entidades de classe, autoridades políticas e representantes da sociedade civil, dentre os quais, o diretor-geral do Cefet-MG, professor Márcio Silva Basílio, e o diretor do campus Araxá, professor Vicente Donizetti da Silva.

Atento ao poder de mobilização das novas mídias, o parlamentar incentivou os alunos a “tocar o movimento” em todas as plataformas midiáticas que puderem. “Criem sites, páginas no Facebook, perfis no Twitter. Precisamos aproveitar todos os espaços e ferramentas em prol desse nosso objetivo único”, conclamou Bosco.

Audiências em todo o estado

Comprometido em estender essa discussão e em mobilizar um maior número de lideranças políticas nos níveis municipal e estadual, o deputado Bosco apresentou requerimento na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa para a realização de audiências públicas em todos os nove municípios que possuem unidades do Cefet-MG.

A primeira cidade que sediou a discussão foi Araxá, reunindo cerca de 400 pessoas num debate que culminou na elaboração de um documento, que será entregue ao governo federal por uma frente parlamentar. Para o deputado, “a transformação do Cefet-MG merece ser apresentada para as lideranças das cidades e regiões que possuem unidades da instituição, uma vez que estão diretamente envolvidas em qualquer mudança que ocorra na estrutura do centro de ensino”.

Notícias relacionadas