Categorias: Saúde

Brinquedoteca hospitalar contribui para recuperação de pacientes

Quando uma criança passa por um período de internação hospitalar, uma série de alterações são realizadas na sua rotina, como o uso regular de medicamentos, o distanciamento da casa, da escola e dos amigos. Todas essas mudanças provocam impactos importantes na vida do paciente e de sua família. Nesse contexto, a brinquedoteca hospitalar tem o papel de minimizar as mudanças instauradas no cotidiano da criança e contribuir para o seu desenvolvimento e redução do estresse causado pela hospitalização.

A necessidade da prática de atividades lúdicas durante a internação já possui, inclusive, respaldo legal. A Lei nº 11.104/2005 determina que todos os hospitais que oferecem atendimento pediátrico devem contar, obrigatoriamente, com uma brinquedoteca em suas dependências.

Estação da Alegria

A brinquedoteca localizada no Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII) é um exemplo bem sucedido de espaço com proposta de atividades de lazer em unidade hospitalar. A “Estação da Alegria” funciona desde 2007 e conta com brinquedos adquiridos por meio de doações. As crianças somente frequentam o local quando já não possuem nenhuma restrição de contato, imobilização ou outras condições avaliadas pela equipe assistencial. O espaço é uma iniciativa do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), junto com o Governo de Minas.

A pedagoga do HIJPII, Jaqueline Leite Dantas, explica como se dá a organização dos projetos da brinquedoteca. “É preciso planejamento. Elaboramos atividades dirigidas, que são planejadas pela equipe, considerando o interesse das crianças e o contexto hospitalar e social (estímulo a habilidades específicas, comemoração de datas especiais, campanhas educativas e de saúde). Alinham-se a essas atividades propostas de contação de histórias, artes, oficina de artesanato, cinema, projeto de educação para a saúde, entre outras”, conta a pedagoga.

Progresso perceptível

Para a coordenadora da Unidade de Apoio ao Paciente (UAP) do HIJPII, Maria Elisa Marangoni, a contribuição das atividades da brinquedoteca para a recuperação das crianças é visível. “Para nós que estamos diariamente com as crianças é fácil perceber o quanto este espaço interfere de maneira positiva na sua recuperação. O ‘brincar’ é essencial à saúde e ao desenvolvimento infantil, é manifestação de vida e não pode ser interrompido por uma internação”, afirma. “O ‘brincar’ gera satisfação emocional, autoconfiança e estreita os vínculos afetivos entre a criança e o seu acompanhante. É uma atividade terapêutica por excelência”, conclui.

Experiências

Portador de fibrose cística, J.S.S.N., de 11 anos de idade, passa períodos no HIJPII e revela que a brinquedoteca é um espaço que o alegra. “Gosto muito daqui. Posso brincar e fazer amizades. Me divirto bastante com as brincadeiras e com os jogos”, conta.

Para a mãe de um bebê de seis meses internado no HIJPII, a brinquedoteca é um lugar especial. “Vejo que aqui as crianças podem expressar a sua criatividade livremente. Isso traz alegria”, disse.

A brinquedoteca “Estação da Alegria”, do HIJPII, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, com intervalo de uma hora para o almoço.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…