Política

Câmara Municipal realiza Fórum Comunitário sobre segurança pública

Por solicitação dos Vereadores Mauro do Detran-PSDB e Valéria Sena-PTdoB, foi realizado nesta terça-feira (11/04), Fórum Comunitário que debateu questões relacionadas a segurança pública em Araxá. O evento contou com a participação de representantes dos poderes: Executivo e Judiciário; Ministério Público; Polícia Civil, Militar e Rodoviária; Corpo de Bombeiros; Conselho de Segurança Pública (CONSEP); Conselho Tutelar; Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Araxá; Secretários Municipais; Conselhos Municipais; representante do Deputado Bosco; Associações de Bairros e comunidade em geral.

A Vereadora Valéria Sena abriu os trabalhos comentando o aumento da violência em nosso estado e agradecendo a mobilização de todos os presentes. O Vereador Mauro comentou que Araxá possui excelentes profissionais na área da segurança pública, mas é preciso dar condições de trabalho a eles.

O Tenente Coronel Arnaldo Pereira Junior, comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar, apresentou números que mostram a atuação da PM em nossa cidade. O Secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Dr. Èlvio Bertoni, explicou as ações desempenhadas por sua Secretaria e detalhou os investimentos realizados pela Prefeitura de Araxá via convênio com diversos órgãos.

O Juiz e Direito da Vara Criminal, Infância e Juventude da Comarca de Araxá, Dr. Renato Zouain Zupo, apontou que a cidade de Araxá cresceu desordenadamente nos últimos 10 anos atraindo inúmeros imigrantes, porém não foi construída estrutura de lazer, educação e saúde. Diante destas carências, algumas dessas pessoas foram atraídas para o mundo do crime. O Juiz também demonstrou apoio à implantação da Guarda Municipal em nossa cidade como forma de desafogar a Polícia Militar.

O Prefeito Aracely de Paula, cumprimentou a iniciativa dos parlamentares e ressaltou a importância de encontros deste tipo para fazer uma reflexão sobre o que foi planejado e executado.

Ao fim do encontro, a Vereadora Valéria Sena apontou que existem ações de curto médio e longo prazo que estão ao alcance dos poderes executivo e legislativo. Para a parlamentar a segurança pública precisa ser prioridade em nosso município. O Vereador Mauro explicou a necessidade de se instalar um Plano Municipal de Segurança Pública com a participação de todos os seguimentos da sociedade.

Os Parlamentares solicitantes do Fórum finalizaram o encontro agradecendo a participação de todos e sugerindo a formação de uma Comissão para propor ações e buscar soluções efetivas para o problema no município.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…