Categorias: Política

Câmara realiza Fórum Comunitário para debater políticas públicas para os idosos

Cuidar dos idosos é preservar nossa história e tratar o nosso futuro, com esse tema, a Câmara Municipal recebeu autoridades que lidam diretamente com esse público em Araxá. A sessão atendeu uma solicitação do presidente da Casa, vereador Raphael Rios, foi realizada na tarde desta quarta-feira (06) e contou com a participação de representantes do Ministério Público, Conselho Municipal do Idoso, Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, Secretaria de Saúde, representantes de entidades, idosos, comunidade, vereadores e imprensa.

A presidente interina do Conselho do Idoso, Wânessa Borges, informa que atualmente o Conselho é composto por 17 Organizações da Sociedade Civil, sendo duas instituições de longa permanência e um espaço que é destinado à moradia coletiva de idosos. Ela também destacou que hoje os idosos equivalem a mais de 15% da população de Araxá. A previsão é que, em 2030, a cidade tenha mais idosos do que crianças.

O secretário Municipal de Ação e Promoção Social, Wagner Cruz, apresentou os principais programas e serviços da pasta para o público 60+. Segundo ele, o serviço de proteção à pessoa idosa do Centro de Referência em Assistência Social (Creas) atendeu, no período de janeiro de 2021 à junho de 2022, 373 idosos que tiveram seus direitos violados. Ele exibiu um gráfico com os principais tipos de violações: negligência, violência financeira e pedido de acolhimento.

A promotora de Justiça e curadora do Idoso, Mara Lúcia Silva Dourado, alertou os presentes sobre a demanda em relação aos idosos, que vem crescendo não só em quantidade, mas também em complexidade de atendimento.

Ela apontou como pontos fortes em Araxá, a existência de bons projetos financiados com recursos do Fundo Municipal do Idoso e executados pelo terceiro setor. Em contrapartida, a promotora demonstrou sua preocupação quanto ao aumento dos casos de violação de direitos desse público, o acolhimento institucional como política pública, a necessidade de fortalecimento da rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS), articulação e capacitação dos atores da rede e valorização dos profissionais.

Anderson Santos Carvalho é referência técnica da saúde do homem e do idoso da Secretaria Municipal de Saúde. Ele apresentou dados sobre as principais causas de óbitos da população idosa, sendo que a má alimentação é o principal fator de risco. Estudos apresentados por ele apontam que as doenças respiratórias são responsáveis por 20% das mortes de idosos em Araxá.

A conselheira do Idoso, Mirlane Deckers, apresentou os fluxogramas da estrutura da Rede de Assistencial à Pessoa Idosa e de Assistência à Pessoa Idosa Vítima de Violência. Ela falou da importância de sensibilizar as pessoas em relação a esses fluxos.

A presidente das Obras Sociais Eurípedes Barsanulfo, Nilza Contato Balieiro, destacou a relevância dos serviços prestados pelo terceiro setor aos idosos, visto que as entidades atuam nas lacunas deixadas pelo serviço público e privado. Ela também apresentou as entidades que prestam serviço à população 60+ e que fazem parte do Conselho.

Finalizando o encontro, os participantes e vereadores contribuíram com questionamentos e sugestões.

Como solicitante do Fórum, o vereador Raphael Rios reafirmou seu compromisso em buscar e cobrar melhorias para a pessoa idosa. Ele destacou a importância de valorizar o trabalho do terceiro setor, dos voluntários, dos conselheiros e demais profissionais que lidam com esse público tão vulnerável. “Se olhar para trás, veremos o quanto já avançamos. Mas se olharmos para frente, veremos o quanto ainda temos que avançar em relação às políticas para os idosos”, destacou.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…