Categorias: Agronegócio

Capal lança nova linha de suplementos minerais e rações

Da Redação – A Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) já iniciou a comercialização da sua nova linha de rações e suplementos minerais. São treze novos produtos que chegam para complementar a tradicional linha já disponível no mercado, possibilitando a criação de animais saudáveis e com retorno garantido para o produtor. A nova linha Capal vem incrementar a prestação de serviços da cooperativa que passa a oferecer uma maior variedade de produtos com a qualidade e confiabilidade Capal. Os novos produtos estão sendo vendidos na Filial II – avenida Ministro Olavo Drummond, 1.955.

São três novos suplementos minerais disponíveis, o Proteinado Capalzinho, Protéico Capal MS e Vitaminado Capal Reprodução, além de mais oito rações para bovinos de leite, a Capal 22 MS, Capal 22 MO, Capal 22 ML, Capal 28 MS, Capal 24 MS, Capal Pré-Parto, Capal 22 ST e Capal Bezerros Inicial.

A cooperativa também inovou com as novas rações para equinos, a Capal Equinos e a Capal Potros. Esses novos produtos têm como característica principal a utilização de aditivos alimentares que contribuem para a melhoria da performance dos animais em termos de produção, crescimento e eficiência reprodutiva.

O diretor de Produção da Capal e responsável técnico pela fábrica de rações e suplementos, Caio Márcio Côrtes, diz que a nova linha traz diferenciais importantes para o produtor.

“Já tínhamos uma linha interessante de suplementos minerais que é o Capal 100, Capal 65, Capal 160 e os três suplementos com uréia que são o Capal Uréia, o Capal Manutenção e o Capal Mistura Múltipla. Além de rações de qualidade como a Capal 22, Capal 24, Capal 22 PLUS, o concentrado Capal 40, Capal 18 Bezerro e a Capal 13. Agora, estamos lançando uma nova linha que vai complementar a já existente, atendendo a demanda crescente de consumo de ração.”

De acordo com Caio, cada um dos novos produtos possui diferenciais importantes. “O Protéico Capal MS é um sal proteinado com monensina sódica, uma substância que vai melhorar o ganho de peso, a produção de leite dos animais e a precocidade das novilhas. O Proteinado Capalzinho é um suplemento mineral especial para bezerros na fase inicial de criação que, além de ter os farelos normais dos proteinados, também contém a monensina sódica e o cromo orgânico que juntos promovem um desenvolvimento maior das bezerras e aumentam a resistência dos animais contra doenças. Já o Capal Reprodução é um sal mineral com vitaminas ADE que faz com que o animal tenha um maior ganho em produção e em reprodução fazendo com que as vacas entrem em cio mais cedo após o parto”, destaca o diretor.

Segundo ele, a Capal também está lançando uma linha de ração para equinos. “A nossa intenção não é ter rações para cavalos de corridas, mas sim para atender o produtor que tem seu cavalo de custeio, para a lida diária. Com isso, estamos lançando a Capal Equinos que é uma ração destinada para animais adultos que contém 14% de proteína bruta enriquecida com aminoácidos essenciais para a manutenção do animal. Também temos a Capal Potros que é uma ração inicial que contém 18% de proteína e aminoácidos essenciais para o desenvolvimento dos animais, indicada para potros entre seis a doze meses de idade.”

Caio explica que já as novas rações para bovinos de leite possuem características importantes que resultam na melhoria de desempenho dos animais. “A Capal 22 MS e a Capal 24 MS têm um aditivo alimentar fundamental que é a Monensina Sódica (MS) que vai proporcionar um desempenho maior do animal, com a vaca produzindo mais leite. A Capal 22 MO possui um diferencial ainda maior que são minerais orgânicos. A combinação dos minerais com aminoácidos melhora a absorção dos mesmos pelos animais, estimulando o metabolismo e consequentemente a saúde deles, principalmente dos cascos e do úbere proporcionando uma menor incidência de problemas de locomoção e redução na contagem de células somáticas (C.C.S.).”

Já a ração Capal 22 ML possui os minerais orgânicos, monensina e leveduras. “As leveduras são ricas fontes de proteínas e vitaminas, principalmente do complexo B, que facilitam a digestão de outros alimentos, principalmente fibras, e assim proporcionam um aumento no teor de gordura do leite. Portanto, a Capal 22 ML aumenta a gordura no leite e abaixa a contagem de células somáticas, características importantes na formação do preço do leite. A Capal 28 MS é uma ração com alto teor de proteína fabricada para fazer o balanceamento de dietas totais, quando o produtor mistura a ração com volumosos, seja silagem,cana, capim, dentre outros resíduos. Então, o produtor que preferir comprar a ração pronta para fazer a dieta total tem a opção da Capal 28 MS que é indicada para vacas leiteiras de alta produção”, ressalta Caio.

Completando a nova linha de produtos, a Capal tem mais duas novas rações. “A Capal Pré-Parto, um produto com monensina, indicada para vacas secas no período final de gestação (faltando 30 dias para o parto). Essa ração proporciona que o animal venha a parir em uma condição corporal boa, produzindo bastante leite e evitando a retenção de placenta. A última ração da nossa nova linha é a Capal Bezerros Inicial que contém 18% de proteína e monensina, indicada para os primeiros sessenta dias de vida, proporcionando um maior desenvolvimento dos bezerros. Ela também tem um diferencial importante que propicia o animal ingerir a ração com maior facilidade, pois ela tem um palatabilizante sabor leite que estimula o consumo dos animais”, explica o diretor.

Qualidade

Caio destaca que todas as rações e suplementos minerais estão com os registros aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “A Capal preza por seriedade e qualidade, e toda nossa linha é registrada no Mapa e, além disso, temos um controle rígido de qualidade, com análises periódicas de toda as matérias primas utilizadas na fabricação de rações e suplementos e também dos produtos acabados, certificando o padrão de qualidade. Inclusive temos todas estas análises e teste de qualidades disponíveis para o cooperado aqui na Capal. A nossa marca é levar produtos de qualidade e com confiabilidade para que o produtor tenha uma rentabilidade maior na sua atividade diária.”

Segundo ele, com a variedade de produtos, a cooperativa vai realizar um trabalho de orientação junto ao produtor. “Os técnicos dos programas Balde Cheio e do Educampo estão orientados a divulgar os nossos produtos e explicar o diferencial de cada um aos cooperados. Além disso, estamos preparando um folder explicativo contendo todas as informações necessárias e também temos uma pessoa especializada que está sendo preparada para orientar o produtor. Vamos procurar abastecer o cooperado com todas as informações necessárias para que ele possa escolher de forma correta qual produto vai lhe proporcionar um maior rendimento e lucratividade”, afirma o diretor.

Eficiência

Os novos produtos contêm a utilização de aditivos alimentares que contribuem para a melhoria da performance dos animais em termos de produção e eficiência produtiva. A Monensina Sódica (MS), por exemplo, é um promotor de crescimento que melhora a conversão alimentar e o ganho de peso. No caso de novilhas, reduz a idade de puberdade, levando à precocidade reprodutiva e produtiva. Contribui ainda para alcançar a eficiência produtiva aumentando o teor de sólidos do leite(proteína e gordura). As rações e suplementos com monensina não podem ser utilizados na alimentação de eqüídeos, podendo ser fatal para os mesmos.

Os Minerais Orgânicos (MO) estimulam o metabolismo e melhoram a saúde dos animais, tornando-os mais resistentes às doenças e infecções nos cascos e úberes, diminuindo a ocorrência de mastites e, consequentemente, proporcionando significativa redução de células somáticas do leite. As leveduras (ML) são ricas fontes de proteína, bastante eficientes na alimentação do gado leiteiro. Contribuem para o ganho de peso, aumentam a digestão de fibras, melhorm a qualidade da pelagem e cascos devido à concentração de vitaminas do complexo B. Pesquisas apontam que as leveduras ainda facilitam a digestão de outros alimentos e aumentam a produção e o teor de gordura do leite.

Com Ascom

Matérias recentes

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…