Super banner
Super banner

Capal lança nova linha de suplementos minerais e rações

Capal lança nova linha de suplementos minerais e rações

Da Redação – A Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) já iniciou a comercialização da sua nova linha de rações e suplementos minerais. São treze novos produtos que chegam para complementar a tradicional linha já disponível no mercado, possibilitando a criação de animais saudáveis e com retorno garantido para o produtor. A nova linha Capal vem incrementar a prestação de serviços da cooperativa que passa a oferecer uma maior variedade de produtos com a qualidade e confiabilidade Capal. Os novos produtos estão sendo vendidos na Filial II – avenida Ministro Olavo Drummond, 1.955.

São três novos suplementos minerais disponíveis, o Proteinado Capalzinho, Protéico Capal MS e Vitaminado Capal Reprodução, além de mais oito rações para bovinos de leite, a Capal 22 MS, Capal 22 MO, Capal 22 ML, Capal 28 MS, Capal 24 MS, Capal Pré-Parto, Capal 22 ST e Capal Bezerros Inicial.

A cooperativa também inovou com as novas rações para equinos, a Capal Equinos e a Capal Potros. Esses novos produtos têm como característica principal a utilização de aditivos alimentares que contribuem para a melhoria da performance dos animais em termos de produção, crescimento e eficiência reprodutiva.

O diretor de Produção da Capal e responsável técnico pela fábrica de rações e suplementos, Caio Márcio Côrtes, diz que a nova linha traz diferenciais importantes para o produtor.

“Já tínhamos uma linha interessante de suplementos minerais que é o Capal 100, Capal 65, Capal 160 e os três suplementos com uréia que são o Capal Uréia, o Capal Manutenção e o Capal Mistura Múltipla. Além de rações de qualidade como a Capal 22, Capal 24, Capal 22 PLUS, o concentrado Capal 40, Capal 18 Bezerro e a Capal 13. Agora, estamos lançando uma nova linha que vai complementar a já existente, atendendo a demanda crescente de consumo de ração.”

De acordo com Caio, cada um dos novos produtos possui diferenciais importantes. “O Protéico Capal MS é um sal proteinado com monensina sódica, uma substância que vai melhorar o ganho de peso, a produção de leite dos animais e a precocidade das novilhas. O Proteinado Capalzinho é um suplemento mineral especial para bezerros na fase inicial de criação que, além de ter os farelos normais dos proteinados, também contém a monensina sódica e o cromo orgânico que juntos promovem um desenvolvimento maior das bezerras e aumentam a resistência dos animais contra doenças. Já o Capal Reprodução é um sal mineral com vitaminas ADE que faz com que o animal tenha um maior ganho em produção e em reprodução fazendo com que as vacas entrem em cio mais cedo após o parto”, destaca o diretor.

Segundo ele, a Capal também está lançando uma linha de ração para equinos. “A nossa intenção não é ter rações para cavalos de corridas, mas sim para atender o produtor que tem seu cavalo de custeio, para a lida diária. Com isso, estamos lançando a Capal Equinos que é uma ração destinada para animais adultos que contém 14% de proteína bruta enriquecida com aminoácidos essenciais para a manutenção do animal. Também temos a Capal Potros que é uma ração inicial que contém 18% de proteína e aminoácidos essenciais para o desenvolvimento dos animais, indicada para potros entre seis a doze meses de idade.”

Caio explica que já as novas rações para bovinos de leite possuem características importantes que resultam na melhoria de desempenho dos animais. “A Capal 22 MS e a Capal 24 MS têm um aditivo alimentar fundamental que é a Monensina Sódica (MS) que vai proporcionar um desempenho maior do animal, com a vaca produzindo mais leite. A Capal 22 MO possui um diferencial ainda maior que são minerais orgânicos. A combinação dos minerais com aminoácidos melhora a absorção dos mesmos pelos animais, estimulando o metabolismo e consequentemente a saúde deles, principalmente dos cascos e do úbere proporcionando uma menor incidência de problemas de locomoção e redução na contagem de células somáticas (C.C.S.).”

Já a ração Capal 22 ML possui os minerais orgânicos, monensina e leveduras. “As leveduras são ricas fontes de proteínas e vitaminas, principalmente do complexo B, que facilitam a digestão de outros alimentos, principalmente fibras, e assim proporcionam um aumento no teor de gordura do leite. Portanto, a Capal 22 ML aumenta a gordura no leite e abaixa a contagem de células somáticas, características importantes na formação do preço do leite. A Capal 28 MS é uma ração com alto teor de proteína fabricada para fazer o balanceamento de dietas totais, quando o produtor mistura a ração com volumosos, seja silagem,cana, capim, dentre outros resíduos. Então, o produtor que preferir comprar a ração pronta para fazer a dieta total tem a opção da Capal 28 MS que é indicada para vacas leiteiras de alta produção”, ressalta Caio.

Completando a nova linha de produtos, a Capal tem mais duas novas rações. “A Capal Pré-Parto, um produto com monensina, indicada para vacas secas no período final de gestação (faltando 30 dias para o parto). Essa ração proporciona que o animal venha a parir em uma condição corporal boa, produzindo bastante leite e evitando a retenção de placenta. A última ração da nossa nova linha é a Capal Bezerros Inicial que contém 18% de proteína e monensina, indicada para os primeiros sessenta dias de vida, proporcionando um maior desenvolvimento dos bezerros. Ela também tem um diferencial importante que propicia o animal ingerir a ração com maior facilidade, pois ela tem um palatabilizante sabor leite que estimula o consumo dos animais”, explica o diretor.

Qualidade

Caio destaca que todas as rações e suplementos minerais estão com os registros aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “A Capal preza por seriedade e qualidade, e toda nossa linha é registrada no Mapa e, além disso, temos um controle rígido de qualidade, com análises periódicas de toda as matérias primas utilizadas na fabricação de rações e suplementos e também dos produtos acabados, certificando o padrão de qualidade. Inclusive temos todas estas análises e teste de qualidades disponíveis para o cooperado aqui na Capal. A nossa marca é levar produtos de qualidade e com confiabilidade para que o produtor tenha uma rentabilidade maior na sua atividade diária.”

Segundo ele, com a variedade de produtos, a cooperativa vai realizar um trabalho de orientação junto ao produtor. “Os técnicos dos programas Balde Cheio e do Educampo estão orientados a divulgar os nossos produtos e explicar o diferencial de cada um aos cooperados. Além disso, estamos preparando um folder explicativo contendo todas as informações necessárias e também temos uma pessoa especializada que está sendo preparada para orientar o produtor. Vamos procurar abastecer o cooperado com todas as informações necessárias para que ele possa escolher de forma correta qual produto vai lhe proporcionar um maior rendimento e lucratividade”, afirma o diretor.

Eficiência

Os novos produtos contêm a utilização de aditivos alimentares que contribuem para a melhoria da performance dos animais em termos de produção e eficiência produtiva. A Monensina Sódica (MS), por exemplo, é um promotor de crescimento que melhora a conversão alimentar e o ganho de peso. No caso de novilhas, reduz a idade de puberdade, levando à precocidade reprodutiva e produtiva. Contribui ainda para alcançar a eficiência produtiva aumentando o teor de sólidos do leite(proteína e gordura). As rações e suplementos com monensina não podem ser utilizados na alimentação de eqüídeos, podendo ser fatal para os mesmos.

Os Minerais Orgânicos (MO) estimulam o metabolismo e melhoram a saúde dos animais, tornando-os mais resistentes às doenças e infecções nos cascos e úberes, diminuindo a ocorrência de mastites e, consequentemente, proporcionando significativa redução de células somáticas do leite. As leveduras (ML) são ricas fontes de proteína, bastante eficientes na alimentação do gado leiteiro. Contribuem para o ganho de peso, aumentam a digestão de fibras, melhorm a qualidade da pelagem e cascos devido à concentração de vitaminas do complexo B. Pesquisas apontam que as leveduras ainda facilitam a digestão de outros alimentos e aumentam a produção e o teor de gordura do leite.

Com Ascom

Notícias relacionadas