Categorias: Educação

Cefet dissemina cultura afro-brasileira com várias atividades

A unidade de Araxá do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) iniciou as Atividades Afirmativas sobre Africanidades, nesta quarta-feira (13). O evento comemora os121 anos da abolição da escravatura no Brasil. Alunos e professores contam com debates, palestras, músicas, culinária e demais atividades até o próximo sábado (16).

“Através deste evento, o Cefet de Araxá proporciona à cultura afro-brasileira o espaço que ela merece dentro de sala de aula, cumprindo a lei 10.639/2003 que inclui no currículo escolar (ensino fundamental e médio) que os alunos estudem conteúdos referentes à história da África e dos afro-descendentes no Brasil”, destaca a coordenadora das atividades, professora Leni Nobre de Oliveira.

Ela afirma que a disseminação de diversas culturas como a história da África envolve grande participação e interesses dos alunos. “A população do Cefet é muito receptiva em relação a tudo que se propõe, saber dessa cultura e incorporá-la no dia a dia”, diz.

Dalmir Francisco

Um dos grandes destaques das Atividades Afirmativas sobre Africanidades é o palestrante Dalmir Francisco, jornalista há 30 anos e professor do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Intitulada como “O 13 de Maio – O Discurso e as Práticas Racistas no Brasil”, ele diz que a sua palestra é focada na cidadania é na importância de se comemorar a abolição da escravatura.

“É um momento de grande transformação neste país, porque é a transição do trabalho escravo para o trabalho livre, mas também é um momento de exclusão dos principais interessados numa cidadania que beneficiasse a todos, a exclusão dos negros e dos pobres em geral da vida política e da luta pela distribuição de bens necessários à vida”, defende Dalmir.

O jornalista diz o combate à discriminação racial no Brasil tem melhorado muito. “Hoje estamos discutindo cotas para negros e pobres nas universidades públicas, temos o ProUni (Programa Universidade para Todos) que reserva vagas para negros e pobres nas universidades particulares e temos a introdução do ensino da história dos africanos, afro-brasileiros e ameríndios (nativos do continente americano) na grade curricular dos ensinos fundamental e médio”, exemplifica o jornalista.

“Acabar com o racismo não acontece da noite para o dia. É um processo longo e que provavelmente nunca terá um fim, sempre haverá discriminação. Ninguém é obrigado a gostar do outro, mas todos são obrigados a se respeitaram mutuamente”, acrescenta.

Dalmir diz que é um grande admirador do ex-político e ativista social, Abdias do Nascimento. “É talvez o mais antigo militante na luta do movimento negro no Brasil, especificamente o movimento negro urbano, e sempre teve o compromisso de denunciar o racismo. Ele começou a sua luta na década de 30 e não parou até hoje, com 95 anos de idade. Claro que atualmente com contribuições bem pontuais, mantendo uma vida extremamente preciosa.”

Matérias recentes

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…