Categorias: Cultura

Cem mil pessoas participaram das atividades do FestNatal Araxá em 2019

Todo lugar foi palco: o Teatro Municipal, a praça Governador Valadares, o calçadão da Rua Presidente Olegário Maciel, as instituições, o shopping, os bairros, o Expominas; enfim, em todos os cantos da cidade um espetáculo de cultura. O FestNatal Araxá foi encerrado nesta segunda-feira (23) com a marca de cem mil participantes em 23 dias. Um sucesso, segundo a organização.

“Propomos neste ano o crescimento do projeto e tivemos um momento de acerto. Muitas pessoas tiveram a oportunidade de vir, muitas voltaram porque perceberam que era uma estrutura maior, diferenciada. Nós também trabalhamos mais e o resultado foi muito positivo em termos de segurança e conforto”, destaca Régia Côrtes, presidente da Fundação Acia.

A mudança de local do palco principal para o Expominas foi uma aposta ousada mas que, ainda de acordo com a organização, proporcionou à comunidade um redimensionamento do evento. “O FestNatal é um projeto muito mais amplo que uma arena de shows. Esse ano, nós conseguimos trazer muito mais atrações, sempre focando nesse objetivo que é mostrar a arte e a cultura dando acesso a todas as pessoas, em todos os cantos”, ressalta Régia.

Somadas, foram mais de 200 apresentações no período. Além de atrações nacionais e internacionais, o festival abriu espaço para os grandes nomes da arte local nos mais diversos estilos. “É um incentivo ver o grande público da cidade prestigiando os artistas da terra e é bom saber que o FestNatal sempre tem espaço pra gente. Agora é se preparar para o próximo ano”,  diz o músico Rafael Borsato.

O encerramento das apresentações, no entanto, não significa o fim do projeto.  O maior legado do Festnatal Araxá pode ser percebido durante todo o ano. “A gente tem a convicção que não adianta só o FestNatal acontecer, ele tem que ser vivo fora do mês de dezembro e isso é uma realidade. Foi a partir do Festnatal que inúmeras escolas de dança se aprimoraram, novos grupos cênicos surgiram e outras dezenas de cantores que começaram aqui hoje já são reconhecidos nacionalmente. O palco, a estrutura que existe para uma atração internacional é a mesma que preparamos para os cantores de Araxá e os aprendizes”, ressalta.

Este ano um livro também fica como herança da edição de 2019. A obra da autora mineira Érica Toledo foi distribuída durante o FestNatal e, em breve, também estará disponível em bibliotecas e escolas públicas. “O livro ‘A espera do Natal’ vai ser trabalhado ao longo do ano. Os alunos vão lendo cada crônica e vão também colorindo para que quando chegar o Natal eles já estejam prontos conhecendo todos os símbolos e a história natalina” ressalta.

Para o público que participou do festival tudo isso se reflete em momentos de diversão e cultura. “Viemos quase todos os dias e pudemos participar de quase tudo: desde as atividades com Papai Noel, aos teatros, as danças, os shows. Gostamos muito. Foi um ano especial mesmo”, conta o recepcionista, Sérgio Machado.

A segunda-feira

O último dia do FestNatal Araxá para muitas crianças foi a oportunidade de dar um “até breve” para Papai Noel. “Pedi um cachorro e um carrinho de brinquedo”, diz William Custódio, de 7 anos.

Papai Noel agora se prepara para a distribuição de presentes. “Anotei todos os pedidos e agora chegou a hora de voltar ao Polo Norte para preparamos tudo para as entregas de Natal” , explica.

Pelo palco principal passaram nesta segunda (23) o grupo Vi-voz, Bia Marchese e Moura Blues. A noite foi marcada também pela apresentação de Diego Figueiredo Trio e Sandra de Sá. Cantora, compositora e instrumentista, Sandra, um ícone da música popular brasileira e da black music mundial embalou o público com seus grandes sucessos. “É sempre bom saber que essas pessoas vêem na minha música representatividade. É fortalecimento. Da mesma forma que eu represento alguém, esse alguém me representa”, diz.

Para a multidão que acompanhou o espetáculo, um presente de Natal. “Foi lindo, me emocionei, relembrei muitas fases da minha vida, dancei. Tô saindo de alma lavada e muito feliz”, diz a dona de casa, Vanusa Caetano.

Maratona FestNatal Araxá
Todas as atividades da Maratona FestNatal Araxá foram gratuitas e abertas ao público. O evento foi uma promoção da Fundação Cultural ACIA, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com o patrocínio máster da CBMM, patrocínio de Zema, Bem Brasil, Mart Minas, Rio Branco Combustíveis, Codemig e Governo de Minas; com apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, ACIA e TV Integração

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…