Categorias: Minas

Cemig alerta para consequências de ligações irregulares e furto de energia

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta que a prática de fazer ligações clandestinas, conhecidas popularmente como “gatos”, pode trazer consequências judiciais, como ter que responder pelo crime de furto, ficando sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal que prevê multas e pena de um a oito anos de reclusão, além da obrigação de ressarcir toda energia furtada e não faturada em até 36 meses, de forma retroativa.

Este ano, o primeiro caso de condenação foi de um morador de Belo Horizonte que se preparava para manipular o medidor de energia, quando foi surpreendido pela Polícia Militar, a partir de uma denúncia feita por um parente. A pena, em primeira instância, é de um ano de reclusão. Os “gatos”, ligações feitas diretamente na rede elétrica à revelia da concessionária, além das consequências já citadas, também comprometem a qualidade do fornecimento de energia.

No ano passado, a Cemig identificou e retirou aproximadamente 30 mil ligações irregulares. Segundo o gerente de Gestão e Controle de Perdas da Distribuição, Railton Silva Vale, a empresa tem implementado diversas ações para reduzir o número de ligações clandestinas.

“Entre as iniciativas, estão a implantação de melhorias nos procedimentos internos, como a utilização de softwares de inteligência para seleção de alvos e a parceria com a comunidade, por meio do Programa Conviver, e com a Polícia Civil”, explica. Railton Vale ressalta que a atuação no combate ao furto de energia é de extrema importância, porque “gera benefícios para a sociedade, uma vez que o montante de energia furtada é considerado na composição da tarifa de energia dos consumidores regulares”.

Riscos

As ligações clandestinas também são um risco para a população. O furto de energia é perigoso não somente para quem pratica, mas também para a segurança dos vizinhos, pois pode causar acidentes graves. “Infelizmente, muitas pessoas já morreram fazendo ligação clandestina na rede. Quando o indivíduo sobe no poste, pode levar um choque e cair. Quando o ‘gato’ é no medidor de energia, também há risco de choque elétrico e pode ser fatal”, afirma o gerente.

Com Agência Minas

Matérias recentes

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…