Categorias: Cidade

Cemig divulga ações para o período chuvoso em Araxá

Com o objetivo de minimizar os efeitos provocados pelas chuvas sobre o sistema elétrico, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig investiu R$ 21,5 milhões na melhoria e manutenção da rede de distribuição e no atendimento aos consumidores de Araxá e região.

Para reduzir o impacto das chuvas de verão no sistema elétrico da região, a Cemig aumentou a disponibilidade de energia, reformou subestações, linhas e redes, instalou novos equipamentos automatizados e fez manutenção preventiva.

Segundo o engenheiro de sistema elétrico da Cemig, Luiz Cláudio Soares Costa, o intuito é reduzir o número de interrupções e restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível, reduzindo os transtornos à população e às empresas durante o período chuvoso.

Obras e manutenção

A Cemig realizou melhorias nas subestações Araxá 1, Ibiá 2, São Gotardo 2, Rio Paranaíba e Patos de Minas 1. As instalações receberam novos equipamentos de telecontrole e proteção e um circuito de linha de distribuição de 138 kV. Com essas obras é possível atender a novos consumidores e aumentar a flexibilidade operativa em situações de emergências.

Em 2015, foram instalados mais 89 religadores telecontrolados no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, alcançando a marca de  792 equipamentos automatizados na região. Os religadores são equipamentos que protegem o sistema elétrico e agilizam o restabelecimento em caso de falta de energia.

Oito sedes municipais e distritos da região foram beneficiados com a implantação da transferência automática do fornecimento de energia para fontes alternativas. Outros cinco locais devem receber o benefício ainda neste ano. Essa alternativa permite atender os clientes dessas localidades por fonte reserva, em caso de perda da fonte principal de abastecimento.

Foram ainda inspecionados 100% das redes urbanas, feito limpeza e podadas 1.481 árvores em conflito com rede urbana e rural.

 Desempenho do sistema

Nos municípios da região de Araxá, até outubro, a Cemig reduziu em 8% o índice de duração (DEC) e em 46% a frequência (FEC) média de interrupção do serviço prestado em relação ao limite estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. “O fornecimento de energia prestado em Araxá e região pela Cemig está com menos interrupções e, quando as interrupções acidentais acontecem, os consumidores ficam menos tempo sem energia”, afirma Luiz Cláudio.

Matérias recentes

Caixas Escolares garantem autonomia para escolas municipais em Araxá

Caixas Escolares: um investimento na manutenção e conservação dos prédios escolares e na manutenção do…

Raphael Rios faz visita técnica ao Corpo de Bombeiros para projeto de integração com o Samu

Uma visita técnica realizada à unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)…

Biblioteca Móvel leva acesso à leitura de forma gratuita em todos os bairros de Araxá

“Embarque na leitura que só faz bem”, com este famoso jingle, a Biblioteca Móvel “Embarque…

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…