Categorias: Cidade

Cemig realiza treinamento gratuito em Araxá

A Cemig realiza treinamento gratuito sobre instalação e manutenção de sistemas de aquecimento solar em Araxá. O curso acontece durante esta semana em dois turnos, sendo uma turma à tarde e outra à noite.

O curso é uma oportunidade para iniciação profissionalizante em instalação e manutenção de sistemas de aquecimento solar. As aulas, inclusive práticas, acontecem em parceria com o Senai de Araxá. A iniciativa faz parte do projeto Cemig nas Comunidades, ligado ao programa de eficiência energética da empresa.

Durante o treinamento o aluno terá acesso a conceitos de eletricidade básica residencial, princípios de eficiência energética, segurança do trabalho, instalação de sistemas de aquecimento solar e visita técnica para conhecer o sistema na prática. Ao final do treinamento, que tem duração de 34 horas, o participante recebe certificado de conclusão.

O projeto é uma iniciativa sustentável, que favorece as comunidades de baixa renda com a redução do consumo de energia elétrica do chuveiro e preserva o meio ambiente por meio da utilização de energia solar renovável. “Agora queremos capacitar as pessoas, prioritariamente das comunidades que receberam os aquecedores, para fazer a manutenção dos equipamentos existentes e realizar instalações futuras, gerando assim emprego e renda”, ressalta Francisco de Assis Figueiredo Neto, coordenador do projeto Cemig nas Comunidades Interior.

“O projeto Cemig nas Comunidades quer combater o a desperdício de energia elétrica nas residências das famílias e ampliar a consciência na mudança de hábitos e comportamento no uso da energia elétrica, por meio de ações educacionais e utilização de equipamentos mais eficientes”, explica Francisco de Assis.

Programa de Eficiência Energética e comunidades

As iniciativas do Programa de Eficiência Energética da Cemig em comunidades tem um largo histórico de investimentos, sendo destinados, desde 2008, mais de R$ 244 milhões, que beneficiaram clientes de baixa renda de 545 municípios mineiros.

O Programa de Eficiência Energética da Cemig é regulado pela Aneel e tem como objetivo aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovam o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade.

Ver comentários

  • Parabéns pela iniciativa mas interessante seria custo benefício bem mas barato para instalar esses equipamentos na casa do cliente é hj o que não acontece infelizmente.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…