Categorias: Minas

Cemig reforça ações para evitar acidentes da população com a rede elétrica

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realiza constantemente ações de conscientização com a população, principalmente com profissionais da construção civil, para alertar sobre os riscos em atividades próximas à rede elétrica além de outros inerentes às suas atividades. Recentemente, a empresa lançou um projeto pioneiro por meio da sua universidade corporativa, a UniverCemig: um treinamento a distância sobre o uso seguro da energia, totalmente gratuito e disponível para toda a população acima de 10 anos de idade. As inscrições podem ser feitas no site da UniverCemig, no campo “Uso seguro da energia”.

Apesar do alerta da Cemig, nesse mês, foi registrado um acidente fatal com a população em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Assim, a empresa reforça os cuidados básicos na hora de trabalhar em obras civis próximas aos circuitos de energia, destacando principalmente a observação da distância em relação à rede elétrica antes de iniciar serviços de construção, reforma ou pintura de edificações.

De acordo com o engenheiro de segurança Luciano Antônio Ferraz, da Cemig, os profissionais e os donos das propriedades devem ser atentar para a distância mínima de segurança, que é de 1,5 metro da construção para a rede elétrica.

“É preciso ter muito cuidado, porque, na rede de média tensão, não precisa encostar, a uma distância menor que meio metro, a vítima já pode sofrer um choque de grande voltagem, podendo provocar queimaduras graves e até mesmo a morte”, alerta.

Ainda segundo Luciano Ferraz, os pintores que utilizam cabos de rolo de pintura feitos de materiais condutores de eletricidade (como alumínio e outros), e os operadores motoristas de retroescavadeiras, guindastes e caminhões também devem prestar muita atenção para que, ao levantar suas ferramentas de trabalho, não encostem na rede.

Em caso de acidente com a rede elétrica, as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, e a ligação é gratuita. A população também pode acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190). A ligação também é gratuita.

Matérias recentes

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…