Categorias: Cidade

Centro de Desenvolvimento Ambiental da CBMM recebe nova integrante

A equipe do Centro de Desenvolvimento Ambiental (CDA) da CBMM recebeu na última semana uma nova integrante para o projeto de conservação de espécies do Cerrado. Uma fêmea de lobo-guará foi resgatada após um acidente e agora fará parte da alcateia que já conta com outros 6 membros.

A loba foi atropelada na BR-381 e, após um intenso tratamento, realizado em uma clínica em Belo Horizonte, foi levada para Araxá, onde continuará seu processo de reabilitação. Após conclusão da recuperação, a loba será integrada na alcateia e contará com cuidados constantes, já que não poderá ser reinserida na natureza.

Localizado na planta industrial da CBMM em Araxá, o CDA é um centro de referência para cuidados especiais com lobos-guará e outros animais ameaçados de extinção. No começo do ano, o criadouro científico também recebeu outros animais resgatados. Foram dois lobos-guarás e um tamanduá bandeira com limitações físicas, decorrentes violência e atropelamento. Eles já passaram pelo mesmo processo de tratamento e, atualmente, estão reunidos em casais para que possam se reproduzir.  

Os projetos desenvolvidos pela CBMM buscam a preservação de espécies do Cerrado, fortalecendo e conservando o bioma onde a companhia está inserida. Esse compromisso também é compartilhado pelos colaboradores da empresa e suas famílias. Eles poderão, por exemplo, participar da escolha do nome da nova integrante do CDA. A escolha do nome da loba acontecerá por meio de uma enquete, envolvendo os colaboradores e seus filhos.  

“Sempre buscamos a sustentabilidade de nossas atividades e mais do que simplesmente diminuir o impacto causado no meio ambiente, queremos deixar um legado de preservação, de recuperação da fauna e flora do cerrado. Queremos, cada vez mais, engajar nossos colaboradores, suas famílias e nossa comunidade nesse trabalho tão relevante para todos”, afirma Thiago Amaral, Gerente de Meio Ambiente e Apoio Tecnológico da CBMM.

O CDA recebe espécimes resgatadas em diversos locais do estado de Minas Gerais. É importante ressaltar que a CBMM não realiza esses resgates, apenas abriga, cuida e garante o bem-estar desses animais após recebê-los dos órgãos responsáveis. “Temos uma autorização especial do IBAMA, que permite que tratemos e preservemos essas espécies nativas da região, entretanto não podemos fazer o resgate ou a captura destes animais”, esclarece Thiago.

A CBMM também não recebe animais por meio de pedidos da comunidade. Todo o processo deve ser intermediado pelos órgãos responsáveis. Caso animais silvestres sejam encontrados em situação de risco ou na zona urbana, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental da região devem ser contatados para realização do resgate e encaminhamento às clínicas especializadas.

Sobre a CBMM

Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 40 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável dos locais onde atua, buscando, através de ações afirmativas, a preservação ambiental e o cuidado com o meio ambiente.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…