Cidade

CEREST promove atividades para trabalhadores

A Praça Governador Valadares foi palco, na sexta-feira, 28, de blitz educativa realizada pela Prefeitura Municipal de Araxá, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Microrregional Araxá. O ato foi feito com panfletagem e conscientização sobre o dia em memória às vítimas de acidente de trabalho.

Com foco na prevenção aos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, o evento dá início à programação que ocorre pelo terceiro ano consecutivo, e conta também com caminhada e seminários sobre primeiros socorros e segurança ocupacional. Em funcionamento desde 2005, o CEREST Araxá atende ainda as cidades de Perdizes, Pedrinópolis, Pratinha, Santa Juliana, Campos Altos, Ibiá e Tapira.

O trabalho ocorre com as vertentes de ações de assistência, educação continuada e vigilância em saúde. O calendário dispõe do próximo dia 6 de maio para caminhada em memória às vítimas de acidente de trabalho. O trajeto seguirá pela praça Governador Valadares, rua Dom José Gaspar e av. Antônio Carlos. No dia 10, ocorrerá o Seminário Saúde e Segurança no Trabalho, na Associação Comercial de Araxá (Acia), com palestras sobre Segurança Ocupacional, com engenheiro de Segurança do Trabalho da empresa Plenna Engenharia, e sobre Primeiros Socorros, com integrantes do Corpo de Bombeiros.

A referência técnica em Saúde do Trabalhador do CEREST Regional de Araxá, Flávia Freire de Almeida, destaca que a realização anual dos eventos reflete em um aumento na procura de atendimentos, sendo por meio de empresas ou dos próprios empregados.

“Em termos de melhora, observo que a partir do primeiro ano em diante já tivemos maior demanda de trabalhadores procurando os serviços da rede referenciando trabalhadores. Basicamente, acho que nosso benefício foi a divulgação do trabalho que o CEREST desenvolve. Também acho que tivemos maior abertura dentro das empresas, pois conseguimos dar mais palestras e realizar um trabalho de prevenção e promoção da saúde da educação continuada da saúde do trabalhador dentro dessas empresas”, diz Flávia Freire.

Dados do CEREST, que não representam a totalidade de agravos e acidentes do município, apontam 99 ocorrências graves relacionadas ao trabalho em 2016. Foram três fatais, 42 com exposição à material biológico, 24 casos de Lesões por Esforço Repetitivo (Ler) ou Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) e quatro intoxicações exógenas no trabalho.

Vertentes de atuação

O bloco de Ações de Assistência é feito por equipe do próprio CEREST, composta por médico, duas enfermeira, duas fisioterapeutas, uma assistente social e técnica de enfermagem, além da equipe de segurança do trabalho e administrativo. A demanda é referenciada pela rede, sindicatos, empresas e até mesmo demandas espontâneas de qualquer tipo de trabalhador que procura o serviço apresentando algum problema de saúde relacionado ao trabalho.

O grupo conta ainda com equipe de alongamento que atende todos os dias da semana e o CEREST Itinerante, programa que realiza atendimento semestral em todos os municípios da microrregional de Araxá. No eixo de Educação Continuada em Saúde do Trabalhador engloba-se a realização de palestras, treinamentos, capacitações programadas ou conforme demanda baseada em convite de empresas para atendimento a públicos diversificados.

Já a Vigilância em Saúde do Trabalhador consiste na realização de fiscalização em ambientes em processos de trabalho e investigações de acidentes de trabalhos graves, levando informações sobre formas de prevenção e promoção à saúde, específicas a cada ramo de atividade. O CEREST funciona na Praça Governador Valadares, 436, Centro. O telefone para mais informações é 3662-4390.

Matérias recentes

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…