Categorias: Política

Cinco testemunhas foram ouvidas pela CPI da Agricultura durante esta semana

A Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI 02/2023 da Câmara Municipal de Araxá reuniu-se na tarde desta segunda-feira (11) e na manhã e tarde de quinta-feira (14) para realizar mais reuniões para oitivas de testemunhas.

A Comissão investiga possíveis atos de irregularidades na contratação de veículos, máquinas, tratores, caminhões e equipamentos por meio do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Planalto de Araxá (CIMPLA) para atender às demandas da Secretaria Municipal de Agricultura. A CPI 02/2023 é composta pelos vereadores Luiz Carlos Bittencourt (presidente), Maristela Dutra (relatora) e Pastor Moacir Santos (membro).

A testemunha convocada na tarde de segunda-feira (11) foi Magda Verçosa, mãe do ex-assessor da secretaria de agricultura, Ricardo Verçosa, mais conhecido como Ricardo Beleza. Ela alega ser a proprietária de uma máquina que prestava serviços para o CIMPLA. Magda respondeu perguntas sobre as negociações envolvendo a máquina, locais onde os serviços foram executados, contratos assinados, valores recebidos e profissionais que operavam o equipamento. Ela se comprometeu a fornecer recibos, contratos e outros documentos que podem ajudar na investigação.

A quinta-feira (14) foi um dia intenso de oitivas, durante o qual mais quatro testemunhas foram ouvidas. O secretário de fazenda, planejamento e gestão, Arnildo Moraes, respondeu a perguntas sobre questões contratuais e financeiras, devido a um áudio utilizado nas investigações no qual seu nome é citado. Ele também contribuirá com a CPI, entregando balancetes e decretos de suplementação da secretaria de agricultura.

Sérgio Murilo Andrino é proprietário de uma máquina e de caminhões que prestavam serviços para a Secretaria. Ele respondeu diversas perguntas relacionadas ao controle das horas de trabalho executadas, abastecimento das máquinas, pagamento dos serviços, entre outros.

Vicente de Paula Bernardo e Ronaldo Egídio Furtado, funcionários efetivos da prefeitura que trabalhavam com um caminhão que dava manutenção nas máquinas investigadas, foram ouvidos no período da tarde. Eles responderam perguntas sobre o abastecimento e a manutenção das máquinas, além de se comprometerem a contribuir com fotos e documentos.

Todas as oitivas realizadas estão disponíveis no canal da Câmara no YouTube: youtube.com/camaramunicipaldearaxa. Os relatórios e documentos também podem ser acessados por meio do site araxa.mg.leg.br/transparencia. Os trabalhos da CPI terão continuidade na próxima semana, com o agendamento de oitivas que serão divulgadas em breve.

Matérias recentes

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…

Prova prática do concurso público da Fundação Cultural Calmon Barreto acontece neste sábado (11)

A Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) convoca os candidatos aprovados nas primeiras etapas do Concurso…