Educação

Circuito de Xadrez movimenta escolas municipais de Araxá

Começou neste mês o Circuito de Xadrez que conta com 1.959 alunos envolvidos em iniciativa da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto de adesão do xadrez como conteúdo disciplinar no Ensino Fundamental I (4° e 5° ano) e nas escolas de ensino de Tempo Integral segue ritmo intenso nas escolas municipais. Neste mês, iniciou o Circuito de Xadrez que integra quatorze unidades da rede de ensino, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. São 1.959 alunos, de 8 a 11 anos, participando da primeira edição do circuito. O desenvolvimento de habilidades como memorização, concentração, raciocínio lógico-dedutivo, resolução de problemas, imaginação, criatividade, planejamento e paciência foram avaliados, após um ano de aplicação, surpreendendo positivamente professores e coordenadores.

As nove escolas municipais, os dois anexos, as duas instituições de ensino rurais e uma unidade do Tempo Integral que participam do Circuito de Xadrez são: Professor Nelson Gomes; Romália Porfírio de Azevedo; Leonilda Montandon (Caic); Escola de Aplicação Lélia Guimarães; Alice Moura; Manoela Lemos; Aziz J. Chaer; Professora Auxiliadora Paiva; Anexo Loren Rios Feres; Oratório Nossa Senhora da Auxiliadora; Dona Gabriela; Anexo Cepac; Francisco Primo de Melo e Padre Inácio.

A secretária municipal de Educação, Gessy Glória Lemos, destaca que o xadrez está ligado à disciplina de Matemática. “Os alunos têm melhorado bastante o comportamento, a concentração e o raciocínio e gostam muito do projeto. Hoje, o xadrez tem muitos adeptos e as nossas escolas estão recebendo as aulas. O xadrez é uma das atividades que fazem parte do nosso grande universo de ações que merecem ser realmente destacadas por nós”, acrescenta secretária.

A ideia do projeto partiu do professor de xadrez João Paulo Lacerda Gonçalves. Segundo ele, o xadrez contribui na formação do aluno como cidadão. “Jogando xadrez, eles não estarão nas ruas fazendo bagunça e envolvidos com drogas, além da questão do desenvolvimento de raciocínio rápido, a comunidade escolar recebeu muito bem o jogo. Segundo testemunhos dos professores, os alunos estão melhorando efetivamente na parte de notas. O Circuito é importante por causa de ser uma competição e na medida que competem, são estimulados a aprender mais”, constata o professor.

O Circuito de Xadrez será disputado em três etapas sendo que a grande final está marcada para o Clube do Xadrez Arthur Rosa, no mês de outubro. “Quem vencer, será oficializado como o campeão de xadrez das escolas municipais. No ano que vem, pretendemos ampliar mais o período de disputa do Circuito de Xadrez. Foi um grande auxílio disciplinar para os alunos e no ano que vem nosso objetivo é ampliar o projeto”, comenta João.

 

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…