Super banner
Super banner

Circuito de Xadrez movimenta escolas municipais de Araxá

Circuito de Xadrez movimenta escolas municipais de Araxá

Começou neste mês o Circuito de Xadrez que conta com 1.959 alunos envolvidos em iniciativa da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto de adesão do xadrez como conteúdo disciplinar no Ensino Fundamental I (4° e 5° ano) e nas escolas de ensino de Tempo Integral segue ritmo intenso nas escolas municipais. Neste mês, iniciou o Circuito de Xadrez que integra quatorze unidades da rede de ensino, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. São 1.959 alunos, de 8 a 11 anos, participando da primeira edição do circuito. O desenvolvimento de habilidades como memorização, concentração, raciocínio lógico-dedutivo, resolução de problemas, imaginação, criatividade, planejamento e paciência foram avaliados, após um ano de aplicação, surpreendendo positivamente professores e coordenadores.

As nove escolas municipais, os dois anexos, as duas instituições de ensino rurais e uma unidade do Tempo Integral que participam do Circuito de Xadrez são: Professor Nelson Gomes; Romália Porfírio de Azevedo; Leonilda Montandon (Caic); Escola de Aplicação Lélia Guimarães; Alice Moura; Manoela Lemos; Aziz J. Chaer; Professora Auxiliadora Paiva; Anexo Loren Rios Feres; Oratório Nossa Senhora da Auxiliadora; Dona Gabriela; Anexo Cepac; Francisco Primo de Melo e Padre Inácio.

A secretária municipal de Educação, Gessy Glória Lemos, destaca que o xadrez está ligado à disciplina de Matemática. “Os alunos têm melhorado bastante o comportamento, a concentração e o raciocínio e gostam muito do projeto. Hoje, o xadrez tem muitos adeptos e as nossas escolas estão recebendo as aulas. O xadrez é uma das atividades que fazem parte do nosso grande universo de ações que merecem ser realmente destacadas por nós”, acrescenta secretária.

A ideia do projeto partiu do professor de xadrez João Paulo Lacerda Gonçalves. Segundo ele, o xadrez contribui na formação do aluno como cidadão. “Jogando xadrez, eles não estarão nas ruas fazendo bagunça e envolvidos com drogas, além da questão do desenvolvimento de raciocínio rápido, a comunidade escolar recebeu muito bem o jogo. Segundo testemunhos dos professores, os alunos estão melhorando efetivamente na parte de notas. O Circuito é importante por causa de ser uma competição e na medida que competem, são estimulados a aprender mais”, constata o professor.

O Circuito de Xadrez será disputado em três etapas sendo que a grande final está marcada para o Clube do Xadrez Arthur Rosa, no mês de outubro. “Quem vencer, será oficializado como o campeão de xadrez das escolas municipais. No ano que vem, pretendemos ampliar mais o período de disputa do Circuito de Xadrez. Foi um grande auxílio disciplinar para os alunos e no ano que vem nosso objetivo é ampliar o projeto”, comenta João.

 

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x