Categorias: Cidade

Comerciantes da Olegário Maciel fecham as portas em protesto

Da Redação/Isabella Lima – Comerciantes da área central da cidade fecharam as portas durante uma hora na tarde desta quinta-feira (3). A ação foi um protesto contra a falta de esclarecimentos e a lentidão das obras de revitalização da avenida Antônio Carlos e da rua Presidente Olegário Maciel.

Com apoio do Sindicato do Comércio Varejista e da Associação Comercial e Industrial (Acia), empresários e funcionários do comércio se reuniram no início da rua e caminharam rumo à prefeitura, usando nariz de palhaço e levando faixas de protesto. A intenção era entregar nas mãos do prefeito Jeová Moreira da Costa uma carta com diversas reivindicações, mas ele está em viagem. Cerca de 400 pessoas entre lojistas e funcionários participaram do movimento, segundo levantamento da Polícia Militar (PM).

De acordo com o presidente da Acia, Márcio Antonio Farid, os comerciantes tentaram marcar uma reunião com o prefeito através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, mas, segundo a secretária Alda Sandra Barbosa Marques, a reunião não pôde acontecer por indisponibilidade na agenda do prefeito.

Na ausência de Jeová, a chefia de Gabinete agendou para a manhã da próxima segunda-feira (7) uma reunião entre uma comissão representativa dos comerciantes e o prefeito.

O assessor municipal de Comunicação, Carlos Alberto Ferreira (Cachoeira), acredita em uma solução breve para a situação. “Vamos entregar para ele (Jeová) o documento dos comerciantes e eu tenho certeza que o final será feliz. Quem vai ganhar com isso é a população de Araxá.”

Fechada para o trânsito de automóveis desde o dia 23 de março, a rua tem sido evitada pelos pedestres por causa das calçadas esburacadas e da bagunça com as obras. Com menos clientes, os lucros têm virado prejuízos em algumas lojas. Para agravar a insatisfação dos comerciantes, houve a paralisação dos trabalhos durante o último feriadão.

A empresária Rosimeire Rocha, de uma loja de artigos para cabelos, reclama da falta de informação e diz que as vendas diminuíram 40% desde o fechamento da rua. “Queremos um parecer se vai fazer o calçadão ou não, um cronograma das obras. A prefeitura não passa nada para nós, comerciantes, os clientes perguntam quando vai ficar pronto, se vai fechar a rua e virar calçadão, e nós não sabemos de nada.”

O gerente de uma loja de eletroeletrônicos e móveis, Pedro Souza, contabiliza redução de 20% nas vendas. Ele cobra a agilidade das obras, que têm atrapalhado o atendimento ao cliente. “A grande preocupação é com a lentidão, estão trabalhando somente expediente normal, parando nos feriados e finais de semana, então queremos que as obras sejam mais rápidas.”

De acordo com o prefeito Jeová Moreira da Costa, a revitalização da Antônio Carlos será entregue no dia 22 de junho.

Reivindicações dos comerciantes

– Que as obras sejam executadas 24 horas por dia.

– Que as obras não sejam paralisadas nos finais de semana e feriados.

– Que seja apresentado o projeto definitivo do calçadão.

– Apresentar o cronograma de execução da obra do calçadão.

– Redução do valor do IPTU para as lojas localizadas onde estão as obras.

– Definição quanto à logística com a instalação do calçadão: passagem de caminhões para carga e descarga, carros, policiamento e segurança, entre outros.

– Garantir melhores condições às empresas para o funcionamento do comércio no Dia das Mães.

– Definir na prefeitura uma pessoa para contato direto com os empresários localizados onde ocorrem as obras.

– Ter garantias de que haverá segurança para os lojistas e as mercadorias uma vez que os carros e caminhões estão impedidos de transitarem no Centro.

– Agendar uma reunião com a prefeitura visando ter os esclarecimentos necessários.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…