Super banner

Comerciantes da Olegário Maciel fecham as portas em protesto

Comerciantes da Olegário Maciel fecham as portas em protesto

Paralisação de comerciantes na Olegário Maciel - Fotos: Jorge Mourão

Da Redação/Isabella Lima – Comerciantes da área central da cidade fecharam as portas durante uma hora na tarde desta quinta-feira (3). A ação foi um protesto contra a falta de esclarecimentos e a lentidão das obras de revitalização da avenida Antônio Carlos e da rua Presidente Olegário Maciel.

Com apoio do Sindicato do Comércio Varejista e da Associação Comercial e Industrial (Acia), empresários e funcionários do comércio se reuniram no início da rua e caminharam rumo à prefeitura, usando nariz de palhaço e levando faixas de protesto. A intenção era entregar nas mãos do prefeito Jeová Moreira da Costa uma carta com diversas reivindicações, mas ele está em viagem. Cerca de 400 pessoas entre lojistas e funcionários participaram do movimento, segundo levantamento da Polícia Militar (PM).

De acordo com o presidente da Acia, Márcio Antonio Farid, os comerciantes tentaram marcar uma reunião com o prefeito através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, mas, segundo a secretária Alda Sandra Barbosa Marques, a reunião não pôde acontecer por indisponibilidade na agenda do prefeito.

Na ausência de Jeová, a chefia de Gabinete agendou para a manhã da próxima segunda-feira (7) uma reunião entre uma comissão representativa dos comerciantes e o prefeito.

O assessor municipal de Comunicação, Carlos Alberto Ferreira (Cachoeira), acredita em uma solução breve para a situação. “Vamos entregar para ele (Jeová) o documento dos comerciantes e eu tenho certeza que o final será feliz. Quem vai ganhar com isso é a população de Araxá.”

Fechada para o trânsito de automóveis desde o dia 23 de março, a rua tem sido evitada pelos pedestres por causa das calçadas esburacadas e da bagunça com as obras. Com menos clientes, os lucros têm virado prejuízos em algumas lojas. Para agravar a insatisfação dos comerciantes, houve a paralisação dos trabalhos durante o último feriadão.

A empresária Rosimeire Rocha, de uma loja de artigos para cabelos, reclama da falta de informação e diz que as vendas diminuíram 40% desde o fechamento da rua. “Queremos um parecer se vai fazer o calçadão ou não, um cronograma das obras. A prefeitura não passa nada para nós, comerciantes, os clientes perguntam quando vai ficar pronto, se vai fechar a rua e virar calçadão, e nós não sabemos de nada.”

O gerente de uma loja de eletroeletrônicos e móveis, Pedro Souza, contabiliza redução de 20% nas vendas. Ele cobra a agilidade das obras, que têm atrapalhado o atendimento ao cliente. “A grande preocupação é com a lentidão, estão trabalhando somente expediente normal, parando nos feriados e finais de semana, então queremos que as obras sejam mais rápidas.”

De acordo com o prefeito Jeová Moreira da Costa, a revitalização da Antônio Carlos será entregue no dia 22 de junho.

Reivindicações dos comerciantes

– Que as obras sejam executadas 24 horas por dia.

– Que as obras não sejam paralisadas nos finais de semana e feriados.

– Que seja apresentado o projeto definitivo do calçadão.

– Apresentar o cronograma de execução da obra do calçadão.

– Redução do valor do IPTU para as lojas localizadas onde estão as obras.

– Definição quanto à logística com a instalação do calçadão: passagem de caminhões para carga e descarga, carros, policiamento e segurança, entre outros.

– Garantir melhores condições às empresas para o funcionamento do comércio no Dia das Mães.

– Definir na prefeitura uma pessoa para contato direto com os empresários localizados onde ocorrem as obras.

– Ter garantias de que haverá segurança para os lojistas e as mercadorias uma vez que os carros e caminhões estão impedidos de transitarem no Centro.

– Agendar uma reunião com a prefeitura visando ter os esclarecimentos necessários.

Notícias relacionadas