Cidade

Construtora araxaense aposta na certificação da ISO 9001 e PBQP-H como diferencial para ser cada vez mais competitiva

Construir mais por menos, parece ser um clichê em tempos de crise, mas esta foi a estratégia adotada pela Emprol, empresa com 35 anos de atuação em Araxá para reduzir custos em processos e aumentar ainda mais os índices de qualidade e satisfação. A construtora dos empresários Ney Dutra e Christiano Dutra foi certificada recentemente de acordo com as normas técnicas da ISO 9001:2008 e também no sistema PBQP-H com nível “A”.

Segundo o Diretor Geral da Emprol, engenheiro Ney Dutra, entregar obras com alto padrão de qualidade sempre foi o principal objetivo da empresa. A decisão de implantar um sistema de gestão além de aumentar os indicadores de qualidade contribuiu ainda mais para a economia de recursos, otimização de processos e maior planejamento em todas as obras da construtora. Em tempos de crise é necessário reduzir custos para continuar sendo competitivo. O engenheiro afirma o segredo é nunca parar de evoluir e por isto tem estampado em sua sala a seguinte frase de Gandhi “Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova”.

Já o Diretor Comercial da Emprol, Christiano Dutra, enxerga que a certificação é mais uma garantia para os clientes e investidores. Segundo ele, uma obra dentro dos padrões da ISO 9001 e o PBQP-H, Nível A, fazem toda a diferença. O cliente hoje está mais seletivo, busca empresas sólidas, com credibilidade e tradição no mercado. O diretor afirma que o sucesso de vendas de um dos empreendimentos da empresa, localizado na saída para Belo Horizonte, se deve muito a credibilidade da marca Emprol, mas que agora com o certificado, isto tem um peso duplo, afinal o consumidor sabe que as exigentes normas acabam se consolidando em benefícios para quem está comprando um imóvel de uma construtora com esta certificação.

A empresa já prepara um novo canteiro de obras para erguer um edifício comercial para médicos, dentistas, advogados, profissionais liberais. Segundo o engenheiro, uma das maiores obras comerciais com alto padrão de qualidade e que vai ser um divisor de águas no segmento da construção em Araxá.

O que é PBQP-H?
Criado em 1991, o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, tem como finalidade difundir os novos conceitos de qualidade, gestão e organização da produção, indispensáveis à modernização e competitividade das empresas brasileiras. O Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC) do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H tem como objetivo avaliar a conformidade de Sistemas de Gestão da Qualidade em níveis adequados às características específicas das empresas do setor de serviços e obras atuantes na Construção Civil, visando contribuir para a evolução da qualidade no setor.

Ver comentários

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…