Esportes

Copa Brasil de BMX contou com o apoio da prefeitura

A pista de bicicross no bairro Dona Beja recebeu 203 atletas no fim de semana pela 1ª etapa da Copa Brasil de BMX. A Prefeitura de Araxá teve participação no campeonato que reuniu competidores de 76 cidades de nove Estados, disputando 44 categorias.

O secretário de Esportes, Edinho Souza, destacou que com a sensibilização do prefeito Aracely de Paula foram empenhados todos os esforços para promover a competição. A Secretaria de Serviços Urbanos deu toda a manutenção na pista; a Secretaria de Saúde forneceu ambulância e enfermeiro; a de Esportes ajudou na logística e em todo o andamento para promover a Copa do Brasil pela primeira vez em Araxá.

O organizador da competição, Juliano Maikon, reforçou que a participação da prefeitura foi fundamental para a realização do campeonato. A pista foi ampliada atendendo as normas da Federação e está compatível para receber provas oficiais. Já promoveram campeonatos locais, regionais, estaduais e hoje com a modificação, temos uma pista internacional. Destaca que Araxá sediou a abertura do calendário, os atletas buscaram pontos para pleitearem bolsa atleta, disputar olimpíada, pontuar no ranking nacional e estadual.

“Estou realizando um sonho. Ajudei a idealizar essa pista, são 17 anos envolvido com o BMX. Com o resultado do evento esperamos receber homologação da pista para promover campeonatos internacionais em 2020.”

O coordenador da Confederação Brasileira de Ciclismo, Kleber Santos, ressaltou a importância de um evento numa cidade que já tem tradição no ciclismo e possui uma bela pista, bastante estruturada como é o caso de Araxá. “Esta é a abertura da Copa do Brasil, serão 5 etapas por todo o Brasil selecionando os melhores. É uma etapa muito importante, agradecemos a todos pelo apoio.”

A atleta Gabriela Kruze, é de Novo Novo Hamburgo (RS) e competiu pela elite. Tem 46 anos de idade e buscou pontos do ranking nacional para a bolsa atleta. “Eu não conhecia Araxá, espero que o evento seja grandioso e que eu consiga uma boa colocação.”

A competição recebeu atletas de várias idades, entre eles Olympio Bernardes Ferreira Neto, que compete pela categoria cruiser 50+. Ele tem 75 anos e mora em Araraquara. Conta que é hexacampeão paulista, campeão brasileiro, campeão argentino e terminou em 3º lugar no mundial. São 479 troféus e centenas de medalhas.

“Sou um garoto no meio de muitos garotos. É muito importante competir, você ganha elasticidade, velocidade e rapidez de raciocínio. Tudo nos seu corpo tem que funcionar ao mesmo tempo, você tem que tomar as decisões, pedalar ver o que vai fazer, tem que ser super ágil, é muito bom.”

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…