Categorias: Meio Ambiente

Copasa pede pacto social para reduzir o consumo de água

Dentro do princípio de transparência defendido pelo governo de Minas Gerais, a nova diretoria da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), empossada no dia 16 de janeiro, anunciou nesta quinta-feira (22) medidas para enfrentar o período de estiagem e consequente redução do volume de água nos reservatórios que abastecem os municípios da região metropolitana de Belo Horizonte e cidades de outras regiões do Estado.

Durante entrevista coletiva, na capital mineira, a presidente da empresa, Sinara Meireles, destacou o empenho da nova gestão da companhia em trabalhar para garantir o fornecimento de água para a população e destacou ser fundamental que os moradores reduzam em 30% o consumo de água.

“Precisamos, nesse momento, conclamar a população de Minas Gerais para economizar água. Precisamos firmar um pacto social para que a gente possa atravessar esse período e outros que ainda enfrentaremos em relação a esse aspecto”, disse Sinara.

Segundo ela, é urgente que a população economize água. “Estamos com os níveis dos reservatórios bastante comprometidos, e por isso, é imperativo que haja economia por parte do consumidor, do usuário do sistema, até que possamos ter ações operacionais mais imediatas e obras para que essa situação seja regularizada”, afirmou. A presidente da Copasa não descartou a possibilidade de rodízio no abastecimento das regiões afetadas.

Transparência

Para que toda a população de Minas Gerais acompanhe a situação da redução do volume de água nos reservatórios do Estado, o governador Fernando Pimentel determinou que a nova gestão da Copasa adote todas as ações de transparência. Uma das ações será a disponibilização, no site da companhia, de informações e esclarecimentos sobre o abastecimento de água em Minas.

“Reforçando o caráter de transparência que a gente está adotando nessa nova direção da empresa, vamos disponibilizar no site as informações diárias sobre o nível dos reservatórios. Vamos realizar, e o governo estadual está com todo o empenho em trabalhar nessa questão junto com a Copasa, uma campanha educativa que tenha o principal objetivo de solicitar, de buscar a redução de pelo menos 30% no consumo de água.”

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…