Super banner
Super banner

Copasa pede pacto social para reduzir o consumo de água

Copasa pede pacto social para reduzir o consumo de água

Coletiva Copasa - Foto: Divulgação

Dentro do princípio de transparência defendido pelo governo de Minas Gerais, a nova diretoria da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), empossada no dia 16 de janeiro, anunciou nesta quinta-feira (22) medidas para enfrentar o período de estiagem e consequente redução do volume de água nos reservatórios que abastecem os municípios da região metropolitana de Belo Horizonte e cidades de outras regiões do Estado.

Durante entrevista coletiva, na capital mineira, a presidente da empresa, Sinara Meireles, destacou o empenho da nova gestão da companhia em trabalhar para garantir o fornecimento de água para a população e destacou ser fundamental que os moradores reduzam em 30% o consumo de água.

“Precisamos, nesse momento, conclamar a população de Minas Gerais para economizar água. Precisamos firmar um pacto social para que a gente possa atravessar esse período e outros que ainda enfrentaremos em relação a esse aspecto”, disse Sinara.

Segundo ela, é urgente que a população economize água. “Estamos com os níveis dos reservatórios bastante comprometidos, e por isso, é imperativo que haja economia por parte do consumidor, do usuário do sistema, até que possamos ter ações operacionais mais imediatas e obras para que essa situação seja regularizada”, afirmou. A presidente da Copasa não descartou a possibilidade de rodízio no abastecimento das regiões afetadas.

Transparência

Para que toda a população de Minas Gerais acompanhe a situação da redução do volume de água nos reservatórios do Estado, o governador Fernando Pimentel determinou que a nova gestão da Copasa adote todas as ações de transparência. Uma das ações será a disponibilização, no site da companhia, de informações e esclarecimentos sobre o abastecimento de água em Minas.

“Reforçando o caráter de transparência que a gente está adotando nessa nova direção da empresa, vamos disponibilizar no site as informações diárias sobre o nível dos reservatórios. Vamos realizar, e o governo estadual está com todo o empenho em trabalhar nessa questão junto com a Copasa, uma campanha educativa que tenha o principal objetivo de solicitar, de buscar a redução de pelo menos 30% no consumo de água.”

Notícias relacionadas