Cidade

CRAS Abolição apresenta metas e êxito em atendimentos

A manhã da última sexta-feira, 24, foi de fortalecimento de vínculo do Centro Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Abolição. Em meio à apresentação de dança do ventre, aula de zumba e café de manhã, a coordenação do CRAS, existente há seis anos, apresentou balanço das atividades de 2016 e elencou o engajamento e movimentação como lemas para 2017.

Atualmente são 426 inscritos nas oficinas que atendem moradores dos bairros Abolição, Aeroporto 1 e 2, São Francisco, Santa Mônica, Jardim América e Max Neumann 1 e 2. O trabalho de caráter social tem foco na qualidade de vida e, paralelamente, instruções sobre programas sociais e orientações profissionais. Em 2016, foram 118 inserções no mercado de trabalho.

O encontro coordenado pela Secretaria de Ação e Promoção Social contou com a participação da comunidade da região, representantes de paróquias, saúde e educação e também de vereadores. Com papel fundamental no fomento ao trabalho dos CRAS’s, a secretária e vice-prefeita Lídia Jordão, em nome da secretaria de Ação e Promoção Social, enfatiza a importância das atividades para a socialização.

“A Secretaria buscou levar a todos esses equipamentos as mais diversas atividades, especialmente de socialização. Neste tocante, temos buscado principalmente o público infantil, adolescentes e idosos, especialmente as mulheres, para que elas tenham a condição de sair dos seus lares e desenvolverem atividades físicas e culturais. É um diferencial para que ocupem o tempo e tenham uma qualidade de vida melhor”, afirmou Lídia Jordão.

Na coordenação do CRAS Abolição desde 2015, Lúcia Montovani agradeceu à equipe e a todos os participantes do evento que de alguma forma reforçaram o laço da assistência social em prol da comunidade.

“Nosso trabalho é desenvolvido em programas sociais, reuniões com famílias e oficinas para promover estas famílias e, principalmente, os adolescentes. Em 2016 nosso trabalho foi muito bom com muitos participantes e criamos um vínculo forte com a comunidade. Em 2017, esperamos atender a população e que as famílias procurem muito o CRAS”, disse a coordenadora.

A agente de promoção humana, Mirlane Deckers, conta que a variedade no atendimento prestado pelo CRAS Abolição é o principal atrativo para uma população que aumento a procura às atividades gratuitas.

“São cinco oficinas nas áreas de dança, artes, esportes, artesanato e estaremos criando uma especialmente para idosos com alongamentos. Temos também oficinas tecnológicas em parceria com o Senar, Sesc e Sest. Tudo aqui no CRAS tem uma procura muito grande, temos um trabalho reconhecido na comunidade”, disse.

Mais atendimentos

Lídia Jordão destaca ainda que um dos planos de 2017 é expandir o atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social para proporcionar qualidade de vida e prestação de serviço de utilidade pública.

“A nossa expectativa é de que consigamos aumentar cada vez mais o público, inclusive ampliando os horários de atendimento se necessário. Além disso, os CRAS’s podem ser instrumentos, como é o caso do Abolição, de orientações sociais para a comunidade. Vamos disponibilizar em horários específicos a orientação jurídica mais próxima dos moradores para que regularizem as escrituras de imóveis junto à Prefeitura”, destacou a secretária.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…