Categorias: Saúde

Crianças e adultos devem estar com a vacinação contra o sarampo em dia ao viajar

Febre, tosse persistente, corrimento no nariz e irritação nos olhos são sintomas facilmente confundíveis com uma gripe, exceto pelo aparecimento de manchas avermelhadas na pele, característica marcante do sarampo. A doença infecciosa aguda e comum na infância é altamente contagiosa, sendo frequente em diferentes regiões do mundo, especialmente em países da Europa, África e Oceania. Em Minas, no ano de 2013, foram confirmados dois casos de sarampo, ambos importados. Já em 2014, até o momento, nenhum caso foi confirmado.

Caracterizado por alterações marcantes na pele, o sarampo é transmitido por um vírus através de secreções expelidas pelo nariz ou boca durante a fala, tosse ou espirro do doente. O tempo entre o contágio e o início dos sintomas costuma ser de 12 dias e a transmissão de pessoa para pessoa pode ocorrer cinco dias antes e cinco dias após a aparição das manchas avermelhadas na pele. O diagnóstico normalmente é feito por exames clínicos e, em alguns casos, também por meio de exame de sangue. 

Segundo a referência técnica em sarampo da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Tatiane Bettoni, não existe um tratamento específico para o sarampo. “O tratamento é sintomático, ou seja, busca aliviar os sintomas da doença. Hidratação e administração de doses de vitamina A também são recomendadas como forma de evitar complicações no quadro do doente. Febre por mais de três dias pode ser indício de complicação, por isso é importante ficar em alerta”, afirma.

Apesar de ser uma doença com baixos índices de mortalidade, o sarampo pode ter apresentação grave e até levar a morte. Qualquer pessoa não imunizada deve ficar atenta, especialmente adultos, mulheres grávidas e crianças menores de seis anos. Por ser uma doença de fácil transmissão, a melhor forma de se prevenir é manter a vacinação em dia. 

Cuidado especial para viajantes

No Brasil, todos os casos da doença registrados de 2010 a 2012 foram importados ou relacionados à importação. Já em 2013 foram confirmados 220 casos da doença no país. Em 2014, foram 619 casos de sarampo confirmados no Brasil, até o momento, sendo os estados de Pernambuco e Ceará os que acumularam mais casos nesse período.

“É recomendado aos viajantes que sua situação vacinal seja atualizada preferencialmente 15 dias antes da viagem a regiões consideradas de risco, com especial atenção aos destinos para a região nordeste do Brasil, países da Europa, África, Oceania, além de Estados Unidos e Canadá”, explica Tatiane.

Crianças de seis meses a um ano de idade também devem ser vacinadas antes de viajar para áreas de risco. Os pais devem ficar atentos a essa situação uma vez que depois de completar um ano de idade a criança deve ser vacinada novamente. Veja outras recomendações no Guia do Viajante Saudável

Campanha de Seguimento contra o Sarampo

Com o objetivo de corrigir falhas de imunização em crianças de um ano a menores de cinco, a Campanha de Seguimento contra o Sarampo vacinou até o momento 37,24% do público alvo, ou 385.814 crianças. A meta é vacinar um milhão de crianças contra o Sarampo. A campanha é válida tanto para crianças que não estejam com o esquema vacinal em dia, quanto para aquelas que já tenham se vacinado. O dia 28 de novembro é a data final da campanha, mas a vacina contra o sarampo está disponível nos postos de saúde durante todo o ano.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…