Super banner
Super banner

Crianças e adultos devem estar com a vacinação contra o sarampo em dia ao viajar

Crianças e adultos devem estar com a vacinação contra o sarampo em dia ao viajar

Febre, tosse persistente, corrimento no nariz e irritação nos olhos são sintomas facilmente confundíveis com uma gripe, exceto pelo aparecimento de manchas avermelhadas na pele, característica marcante do sarampo. A doença infecciosa aguda e comum na infância é altamente contagiosa, sendo frequente em diferentes regiões do mundo, especialmente em países da Europa, África e Oceania. Em Minas, no ano de 2013, foram confirmados dois casos de sarampo, ambos importados. Já em 2014, até o momento, nenhum caso foi confirmado.

Caracterizado por alterações marcantes na pele, o sarampo é transmitido por um vírus através de secreções expelidas pelo nariz ou boca durante a fala, tosse ou espirro do doente. O tempo entre o contágio e o início dos sintomas costuma ser de 12 dias e a transmissão de pessoa para pessoa pode ocorrer cinco dias antes e cinco dias após a aparição das manchas avermelhadas na pele. O diagnóstico normalmente é feito por exames clínicos e, em alguns casos, também por meio de exame de sangue. 

Segundo a referência técnica em sarampo da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Tatiane Bettoni, não existe um tratamento específico para o sarampo. “O tratamento é sintomático, ou seja, busca aliviar os sintomas da doença. Hidratação e administração de doses de vitamina A também são recomendadas como forma de evitar complicações no quadro do doente. Febre por mais de três dias pode ser indício de complicação, por isso é importante ficar em alerta”, afirma.

Apesar de ser uma doença com baixos índices de mortalidade, o sarampo pode ter apresentação grave e até levar a morte. Qualquer pessoa não imunizada deve ficar atenta, especialmente adultos, mulheres grávidas e crianças menores de seis anos. Por ser uma doença de fácil transmissão, a melhor forma de se prevenir é manter a vacinação em dia. 

Cuidado especial para viajantes

No Brasil, todos os casos da doença registrados de 2010 a 2012 foram importados ou relacionados à importação. Já em 2013 foram confirmados 220 casos da doença no país. Em 2014, foram 619 casos de sarampo confirmados no Brasil, até o momento, sendo os estados de Pernambuco e Ceará os que acumularam mais casos nesse período.

“É recomendado aos viajantes que sua situação vacinal seja atualizada preferencialmente 15 dias antes da viagem a regiões consideradas de risco, com especial atenção aos destinos para a região nordeste do Brasil, países da Europa, África, Oceania, além de Estados Unidos e Canadá”, explica Tatiane.

Crianças de seis meses a um ano de idade também devem ser vacinadas antes de viajar para áreas de risco. Os pais devem ficar atentos a essa situação uma vez que depois de completar um ano de idade a criança deve ser vacinada novamente. Veja outras recomendações no Guia do Viajante Saudável

Campanha de Seguimento contra o Sarampo

Com o objetivo de corrigir falhas de imunização em crianças de um ano a menores de cinco, a Campanha de Seguimento contra o Sarampo vacinou até o momento 37,24% do público alvo, ou 385.814 crianças. A meta é vacinar um milhão de crianças contra o Sarampo. A campanha é válida tanto para crianças que não estejam com o esquema vacinal em dia, quanto para aquelas que já tenham se vacinado. O dia 28 de novembro é a data final da campanha, mas a vacina contra o sarampo está disponível nos postos de saúde durante todo o ano.

Notícias relacionadas