Categorias: Saúde

Curso internacional debate prevenção e controle da dengue

Belo Horizonte está sediando, pela segunda vez, até sexta-feira da próxima semana (17), o 5° Curso Internacional de Gestão Integrada de Prevenção e Controle da Dengue, além do Seminário Técnico de Avaliação das Estratégias de Combate à Dengue em Grandes Centros Urbanos.

Trinta servidores estaduais e municipais, além de 13 de outros países (Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai Venezuela, Panamá e Porto Rico) estão participando do curso, que tem o objetivo de capacitar e atualizar profissionais para uma melhor qualidade na prevenção e controle da doença. Já o seminário técnico propõe uma discussão de estratégias de combate à dengue em grandes metrópoles.

O curso, que começou nesta segunda-feira (6), envolve profissionais das Américas do Sul e Central e é um espaço para que se discutam estratégias e trocas de experiências com relação à dengue, uma doença grave que necessita de cuidados da população em geral. “Se as pessoas não entenderem a importância de um trabalho de prevenção, educação e da participação da sociedade para evitá-la, vamos ter problemas graves, inclusive óbitos”, alerta o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Luiz Felipe Caram.

Para a coordenadora estadual de Zoonoses, Talita Chamone, é muito importante a participação de pessoas de outros estados e também de outros países, pois “possibilita o intercâmbio de informações, a discussão em grupo das práticas de prevenção e controle e conhecimento de outros modelos”, afirma.

Outro ponto positivo, segundo Chamone, é poder mostrar as boas experiências e as ações desenvolvidas pelo Estado de Minas Gerais. “Em várias palestras do curso, está sendo citada a experiência mineira, o que é interessante e importante”, completou a coordenadora.

Prevenção contínua

Além desse curso, que é uma ferramenta para melhorar a prevenção da dengue, Minas realiza outras ações. Durante todo o ano, incluindo o período de seca, é realizado um trabalho de prevenção ostensiva, que inclui: plano de contingenciamento, comitê de enfrentamento às epidemias, capacitação de profissionais, ações de mobilização social e realização de atividades de controle do vetor.

“A Secretaria tem o papel de coordenar e supervisionar as ações. Por exemplo, a SES elabora os panfletos sobre a dengue e repassa para as Gerências Regionais de Saúde (GRS), mas quem os distribui efetivamente para a população são as Secretarias Municipais de Saúde (SMS)”, explica Talita.

A doença

A dengue é uma doença infecciosa, de caráter febril e é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. No tipo clássico, o paciente apresenta sintomas semelhantes com outras viroses, como febre, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, vômitos e manchas vermelhas na pele. Nestes casos os sintomas duram de 5 a 7 dias.

Já a dengue hemorrágica é a forma mais grave da doença que pode levar à morte. Geralmente, após o terceiro ou quarto dia da doença, os sintomas da doença podem se agravar com manifestação de dor abdominal, tonteira, pontos avermelhados na pele, sangramentos nasal, gengival, gastrointestinal ou uterino.

A própria população pode evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue eliminando qualquer tipo de recipiente que possa acumular água parada, tais como caixa d’água, barris e cisternas destampados, além dos cuidados com outros objetos como vasos de plantas, pneus e bacias e calhas.

Casos em Minas

Em 2008, já foram notificados no Estado 74.585 casos de dengue (dados até setembro/08), índice maior que o de todo o ano de 2007, que registrou 44.025 casos. Quanto à dengue hemorrágica, foram 32 casos, sendo 4 deles de óbitos.

O aumento se justifica pelo alto índice de casos na região do Baixo Jequitinhonha no início do ano e em alguns municípios de menor porte no Estado. Além disso, o risco de transmissão na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) se mantém alto, por isso a participação efetiva da população no combate é importante.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…