Categorias: Política

DCE do Uniaraxá incentiva importância do primeiro voto

Da Redação/Jorge Mourão – O Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Uniaraxá está promovendo a campanha Meu Primeiro Voto para estudantes da cidade que vão completar 16 anos até o dia das próximas eleições municipais – 7 de outubro, com visitas e distribuição de cartilhas em todas as escolas do município. A campanha tem apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

De acordo com o presidente do DCE do Uniaraxá, Marcelo Luiz Alves, o objetivo é despertar na juventude a participação cidadã e a formação democrática através do primeiro voto.

“O voto para adolescentes de 16 e 17 anos é facultativo, mas queremos ampliar de uma maneira geral o interesse desses jovens em participar do destino de Araxá, além de vivenciar as eleições para os poderes Legislativo e Executivo. Por isso, é extremamente importante a participação de todos os araxaenses com idade apta a vota”, destaca.

Segundo ele, atualmente são cerca de 5,2 mil adolescentes entre 16 e 17 anos em Araxá que podem contribuir com o cenário político da cidade no próximo pleito.

“É importante que o jovem se interesse pela política e desenvolva o senso crítico e reflexivo sobre a vida partidária, as ideologias e, sobretudo, conhecer quem são os próximos candidatos. Mesmo inseguros, alguns já tiraram o título e aguardam as eleições ansiosos. Outros ainda não se sentem prontos para tomar essa decisão, talvez por falta de conhecimento do que é política e o quanto ela faz parte da vida do cidadão”, afirma.

Ainda dá tempo

Para quem quiser tirar ou transferir título eleitoral para votar nas eleições deste ano têm até quarta-feira (9). O prazo também vale para quem precisa regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, ou seja, quem deixou de votar nas eleições passadas e não justificou a ausência.

O adolescente que tirar o título pela primeira vez, deve levar carteira de identidade e comprovante de residência. Quem foi maior de 18 anos, no caso de homens de 18 a 45, também deve levar comprovante de quitação militar. Passaporte ou carteira de habilitação não são aceitos.

No caso de transferência e regularização do documento, o eleitor deve levar o título, o documento de identidade e um comprovante de residência recente. O eleitor precisa morar no novo endereço por pelo menos três meses e não ter transferido o título nos últimos 12 meses.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informa também que os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida também têm até 9 de maio para pedir sua transferência para uma seção eleitoral especialmente adaptada.

O Cartório Eleitoral de Araxá fica na rua Padre Alaor, 109, Centro (próximo ao Estádio Municipal Fausto Alvim). O horário de funcionamento é a partir das 12h.

Matérias recentes

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…