Super banner

DCE do Uniaraxá incentiva importância do primeiro voto

DCE do Uniaraxá incentiva importância do primeiro voto

Marcelo Alves durante campanha Meu Primeiro Voto na Escola Estadual Dom José Gaspar - Foto: Jorge Mourão

Da Redação/Jorge Mourão – O Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Uniaraxá está promovendo a campanha Meu Primeiro Voto para estudantes da cidade que vão completar 16 anos até o dia das próximas eleições municipais – 7 de outubro, com visitas e distribuição de cartilhas em todas as escolas do município. A campanha tem apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

De acordo com o presidente do DCE do Uniaraxá, Marcelo Luiz Alves, o objetivo é despertar na juventude a participação cidadã e a formação democrática através do primeiro voto.

“O voto para adolescentes de 16 e 17 anos é facultativo, mas queremos ampliar de uma maneira geral o interesse desses jovens em participar do destino de Araxá, além de vivenciar as eleições para os poderes Legislativo e Executivo. Por isso, é extremamente importante a participação de todos os araxaenses com idade apta a vota”, destaca.

Exibição da cartilha da campanha - Foto: Jorge Mourão

Segundo ele, atualmente são cerca de 5,2 mil adolescentes entre 16 e 17 anos em Araxá que podem contribuir com o cenário político da cidade no próximo pleito.

“É importante que o jovem se interesse pela política e desenvolva o senso crítico e reflexivo sobre a vida partidária, as ideologias e, sobretudo, conhecer quem são os próximos candidatos. Mesmo inseguros, alguns já tiraram o título e aguardam as eleições ansiosos. Outros ainda não se sentem prontos para tomar essa decisão, talvez por falta de conhecimento do que é política e o quanto ela faz parte da vida do cidadão”, afirma.

Ainda dá tempo

Para quem quiser tirar ou transferir título eleitoral para votar nas eleições deste ano têm até quarta-feira (9). O prazo também vale para quem precisa regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, ou seja, quem deixou de votar nas eleições passadas e não justificou a ausência.

O adolescente que tirar o título pela primeira vez, deve levar carteira de identidade e comprovante de residência. Quem foi maior de 18 anos, no caso de homens de 18 a 45, também deve levar comprovante de quitação militar. Passaporte ou carteira de habilitação não são aceitos.

No caso de transferência e regularização do documento, o eleitor deve levar o título, o documento de identidade e um comprovante de residência recente. O eleitor precisa morar no novo endereço por pelo menos três meses e não ter transferido o título nos últimos 12 meses.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informa também que os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida também têm até 9 de maio para pedir sua transferência para uma seção eleitoral especialmente adaptada.

O Cartório Eleitoral de Araxá fica na rua Padre Alaor, 109, Centro (próximo ao Estádio Municipal Fausto Alvim). O horário de funcionamento é a partir das 12h.

Notícias relacionadas