Política

Destaques da reunião ordinária da Câmara Municipal – 14/08/2018

Em reunião ordinária realizada na terça-feira (14), no Teatro Municipal, a Câmara Municipal de Araxá apresentou Moção de Pesar ao falecimento do ex-atleta Nélio Neves, um dos principais jogadores que escreveu sua história no Araxá Esporte Clube. Ele faleceu no dia 9 de agosto, aos 95 anos.

De acordo com o revezamento estipulado pela Mesa Diretora, utilizaram a tribuna os seguintes vereadores: Edinho Souza (PTB), Emílio de Paula Castilho (PR), Hudson Fiuza (PSL), Fárley Pereira de Aquino (DEM), Fernanda Castelha (PSL), Carlos Roberto Rosa (Roberto do Sindicato – SD) e César Romero da Silva (Garrado – PR).

Edinho Souza

Edinho Souza comentou a inauguração da Escola Municipal Agar de Afonseca e Silva, no bairro Pão de Açúcar 4. Com arquitetura moderna, a escola possui 868 m² de área construída e custou cerca de R$ 1,5 milhão. O investimento vai atender 240 alunos do ensino fundamental, com faixa etária entre 4 e 10 anos.

Edinho lembrou que a Escola Municipal Alice Moura será inaugurada no próximo dia 17 de agosto para atender crianças com idade entre 6 e 10 anos, do 1º ao 5º ano.

O parlamentar também destacou que na terça-feira (14) a Prefeitura de Araxá apresentou veículos e máquinas que serão utilizadas para atendimento ao setor rural e intervenções da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. O maquinário moderno vai melhorar as condições de estradas vicinais para facilitar o escoamento da produção rural. Já os caminhões vão possibilitar a coleta seletiva de lixo.

Emílio de Paula Castilho

As obras em andamento e inauguradas recentemente pela Prefeitura de Araxá também foram comentadas pelo segundo orador da tarde. O vereador Emílio lembrou que próximo à Escola Municipal Alice Moura, serão construídos o Centro Municipal de Educação Infantiil (Cemei) Dom Pixote e uma praça de esportes. Ele também mencionou a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que tem estrutura para uma cidade de 200 mil habitantes, realiza mais de 400 atendimentos por dia e possui, segundoe ele, estrutura elogiada por profissionais da saúde e pacientes.

– Indicação – Estacionamento para motocicletas na avenida Imbiara, nas proximidades do restaurante Tarantela, com as respectivas sinalizações vertical e horizontal.

– Moção de Congratulações – À promotora de eventos Fernanda Moura de Assis, e às vencedoras do Concurso Miss Plus Size: Fernanda Pirola, como Miss Plus Size Araxá 2018; Jane Soares, 1ª Princesa; e Gabriele Rodrigues, 2ª Princesa.

– Moção de Congratulações – Aos organizadores da 5ª edição da competição ForrestRun – Desafio das Tormentas, Leandro Cardoso e Thiago de Melo, pelo sucesso da recente realização da competição, na região da Serra da Canastra.

– Moção de Congratulações – Aos atletas de Araxá melhores classificados na competição Forrest Run, no último dia 28 de julho.

– Indicação – Ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), estudo para recapeamento na BR-452, no trecho entre Araxá e Uberlândia, especialmente na altura do KM 280, na região da Pedra Grande.

– Indicação – Ao atleta Evandro Carlos da Silva, pela conquista do Campeonato Brasileiro de Taekwondo, na categoria Master, no Campeonato Nacional de Seleções, disputado no Rio de Janeiro, representando a Seleção de Minas Gerais.

O parlamentar finalizou convidando a população para participar do “Bem Social”, evento realizado por seu gabinete. O Encontro Social e Filantrópico irá ocorrer em parceria com a Casa da Sopa São Benedito, no dia 25 de agosto, a partir das 14h, no campo do Vila Nova. Além da distribuição de roupas e sapatos, haverá aferição de pressão arterial, teste de acuidade visual, esclarecimento de dúvidas jurídicas e atividades recreativas.

Hudson Fiuza

O vereador Hudson apresentou diversos requerimentos que contemplam serviços urbanos e trânsito. O parlamentar também sugeriu algumas indicações solicitando melhorias na área de exames do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran MG), em Araxá.

– Moção de Pesar – Aos familiares da senhora Delourdes das Graças Mota, pelo seu falecimento ocorrido em 29 de julho de 2018.

– Indicação – Cobertura do estacionamento que fica na área de exames do Detran, no bairro Vila Silvéria.

– Indicação – Recapeamento asfáltico em todas as ruas do bairro Vila Silvéria.

– Indicação – Sinalização horizontal em todas as ruas do bairro Vila Silvéria, principalmente na área de exames do Detran.

– Indicação – Execução de recapeamento asfáltico em toda a extensão das ruas São Luiz e São Vicente, no Centro.

– Indicação – Melhor sinalização e fiscalização, por parte da Asttran, nos veículos de carga que trafegam pelas avenidas João Moreira Sales e Domingos Di Mambro com a avenida Pedro Honorato (Avenida Ecológica).

– Moção de Pesar – Aos familiares de José Eustáquio Araújo, pelo seu falecimento ocorrido em 13 de agosto de 2018. Esta moção também foi assinada pelo vereadores Luiz Carlos Bittencourt e José dos Reis de Paula (Zezinho).

Fárley Pereira de Aquino

O vereador Fárley parabenizou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural pela apresentação das máquinas para melhoria das estradas rurais, que se encontram em situação delicada. Ele lembrou a importância de preparar os operadores para cuidar e fazer bom uso desses modernos equipamentos. Ele também sugeriu a divulgação de um cronograma de melhorias nas estradas vicinais, para que os produtores possam se programar.

– Indicação – Alteração de funcionamento para quatro tempos dos semáforos instalados no cruzamento da avenida Getúlio Vargas com rua Presidente Olegário Maciel.

– Indicação – Recapeamento asfáltico em todas as ruas do Condomínio Monte Verde, nas proximidades da Capela Mártir Filomena.

– Indicação – Recapeamento asfáltico na rua Perdizes, nas proximidades do Cemitério das Paineiras.

Fernanda Castelha

A vereadora Fernanda apresentou as seguintes indicações sobre temas diversos.

– Indicação – À Asttran, que seja feito levantamento de todos os automóveis abandonados e sucateados nas ruas de Araxá, e posteriormente, lavradas notificações aos responsáveis para retirada.

– Indicação – Aos Correios para que a entrega de correspondências passe a ser feita regularmente no bairro Jardim das Primaveras 2.

– Indicação – Reforma da sede administrativa e das dependências do campo de futebol do Ferrocarril, no bairro Santa Maria.

– Indicação- Pavimentação asfáltica na rua dos Hibiscos, no bairro Parque das Flores.

– Indicação- Capina no canteiro central da avenida das Palmeiras, no bairro Parque das Flores.

– Indicação- Operação tapa-buracos na rua Ineias dos Santos, no bairro Lêda Barcelos.

– Indicação – Fiscalização no Centro Esportivo Nadyr Barcelos (Buracanã) para apurar irregularidades no uso do espaço público.

A parlamentar falou sobre o Projeto Castra Móvel Itinerante, que será realizado em Araxá entre os dias 27 e 30 agosto, pela ONG “Ajuda” de Juiz de Fora. A entidade percorre várias cidades mineiras estimulando o controle do número de animais de ruas.

Em dois dias, o gabinete da vereadora Fernanda Castelha recebeu 200 inscrições preenchendo todas as vagas disponíveis para a castração. Fernanda aproveitou para sugerir o fomento de parcerias por parte da Administração Pública para que um dia Araxá possa ter um projeto semelhante.

Roberto do Sindicato

O vereador Roberto reconheceu a relevância das novas obras, mas destacou a importância do cuidado com o patrimônio público já existente através da implantação de serviço de vigilância e manutenção dos espaços.

Com a proximidade do Dia de Finados (2 de Novembro), ele relembrou a necessidade de recapeamento das ruas Perdizes e Cassiano Lemos, próximo ao Cemitério das Paineiras. Roberto também solicitou capina no bairro Bela Vista que está com mato alto, apesar do período de seca.

O parlamentar chamou a atenção para a situação das entidades. Os funcionários do Cemei Vovó Sérgia estão com três meses de salários atrasados e não existe perspectiva para pagamento. A Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá (Fada), Asilo São Vicente, Lar Ebenézer, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Santa Casa, segundo o vereador, também perderam verbas e enfrentam dificuldades para manter o funcionamento.

– Indicação- Instalação de faixa de pedestres e quebra-molas na rua Joaquim Geraldo Filho.

Garrado

Último orador da tarde, o vereador Garrado também abordou o tema amplamente comentado pelos demais parlamentares: as obras em andamento e recém-inauguradas na cidade.

Ele também comentou reunião realizada com os agentes de saúde, classe com mais de 180 trabalhadores em Araxá. Garrado esclareceu a falsa notícia de interrupção de pagamento do incentivo recebido pela classe no mês de agosto. O vereador afirmou que, embora o Executivo não tenha obrigação de repassar esse benefício, ele será pago normalmente aos trabalhadores.

O parlamentar também falou sobre o repasse das verbas para os projetos das instituições aprovadas pelo Conselho do Idoso. Os contratos para repasse de R$ 4,5 milhões do Fundo do Idoso estão prontos e deverão ser assinados em breve. A verba será distribuída entre diversas instituições da cidade.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…