Categorias: Cidade

Diretoria da Câmara da Mulher Empreendedora é empossada na ACIA

A presidente da Câmara da Mulher Empreendedora da ACIA, Ana Luiza Borges, promoveu a posse oficial de todas as suas companheiras de diretoria, juntamente com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araxá, Marcio Farid. As novas integrantes da Câmara da Mulher vão comandar a entidade durante o triênio 2013/2015.

A solenidade de posse foi realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Araxá. Entre os convidados a presença do Deputado Estadual Bosco e também das mulheres que participaram da seleção do Prêmio Mulheres Notáveis 2013 representando Araxá no evento que é organizado anualmente pela Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas) em Belo Horizonte.

A Câmara da Mulher Empreendedora da ACIA é um órgão orbital da Associação Comercial e Industrial de Araxá. É integrada por mulheres empresárias e profissionais liberais. Foi criada em 28 de junho de 2000. Já teve cinco presidentes: Zulma das Graças Rezende Carvalho, Valda Eurides Alves Sánchez, Elci Eliana Ribeiro França, Marinez Torrez Gotelip Borja de Oliveira e Valéria Santos Sena de Oliviera. A Câmara da Mulher

Empreendedora da ACIA tem agora seguinte composição:

PRESIDENTE: Ana Luiza Borges

1ª VICE: Marinete Maciel Campos de Melo

2ª VICE: Valéria Santos Sena de Oliveira

1ª SECRETÁRIA: Belchiorina Cardoso Ferreira

2ª SECRETÁRIA: Michele Cristina Moraes Viegas

3ª SECRETÁRIA: Suelene Maria Ribeiro Silva

ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO: Regina Gaspar Souza Lima

1ª Tesoureira: Edvânia Aparecida Ribeiro Chaves

2ª Tesoureira: Valéria Santos Sena de Oliveira

Membros da Comissão de Eventos:

Elaine Di Mambro

Claudia Regina Diniz Anastácio de Castro

Kátia Marques Tannus

Marinete Maciel Campos de Melo

Melissa Grossi Coelho Rocha

Maria Auxiliadora dos Santos

Membros da Comissão de Projetos:

Maria Messias Aquino

Geovania Carla Moura

Suelene Maria Ribeiro Silva

Membros da Comissão Ético-jurídica:

Marinez Torres Gotelip Borja de Oliveira

A presidente Ana Luiza Borges é arquiteta e urbanista pela UNIUBE. Já foi Presidente da Câmara dos Empretecos Gestão 2007/2009. É também membro do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Araxá e do Conselho de Política Urbana. Para Ana Luiza participar da Câmara da Mulher é: “Ser presenteada com uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional e o mais importante poder proporcionar isso a outras pessoas.”

Belchiorina Cardoso Ferreira (Bel) é técnica em Contabilidade. Atuou em diversas empresas em Araxá. Há 17 anos trabalha com muita dedicação na ACIA. Fez parte do SCPC e do Departamento Comercial e hoje é secretária da Câmara da Mulher.

É casada com Adalberto Luiz Ferreira e mãe de Gêisa e Mateus.

Bel considera que participar da Câmara da Mulher é uma forma de “Obter crescimento e aprendizado, criar laços de amizade, integração com o grupo e poder ajudar em ações voltado para a sociedade.”

Cláudia Regina Diniz Anastácio de Castro é formada em Gerenciamento de Turismo, especializou-se em organização de eventos, etiqueta e comportamento social. É promotora de eventos e cerimonialista. Também atuou em Catalão. É sócia-propriretária, juntamente com Elaine Di Mambro, da C&E Cerimonial E Eventos, empresa especializada em organizar eventos sociais, culturais, esportivos e empresariais com foco na inovação e na qualidade dos serviços prestados.

É casada com Flávio Roberto e possuem três filhos Lucas, Filipe e Flávio Henrique.

Participar da CME para Cláudia “é interagir com um grupo de mulheres focadas no crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.”

Edvania Aparecida Ribeiro Chaves é de Rio Casca onde iniciou suas atividades profissionais ainda adolescente. Em Araxá, atuou por nove anos no Grupo Zema como Supervisora Contábil. Depois decidiu abrir um negócio próprio junto com o irmão Eduardo. Nasceu aí a Cross Esportes, que neste ano completou 10 anos. É casada com Mauro e possui três filhos Mauro Júnior, Nicole e Valentina.Para Edvânia, participar da CME é “uma satisfação, pois a convivência com mulheres tão talentosas e guerreiras só contribui para meu crescimento profissional e pessoal, além de fazer amizades valorosas.”

Elaine Di Mambro graduou-se em História e possui Formação Gerencial em Turismo. Possui uma larga experiência na concepção, organização e cerimonial de eventos. Atuou na Prefeitura Municipal de Araxá e na Ampla. É filha de Cármine José e Dora. Possui dois filhos Thiago e Nathalie Elaine entende que “Fazer parte da Câmara da Mulher da ACIA, para mim é uma oportunidade única de obter mais conhecimentos e participar de troca de experiências.”

Geovânia Carla de Moura é pedagoga educacional e empresarial. Possui especialização em Supervisão e Inspeção Escolar e Professional & Self Coaching. Atualmente cursa MBA em Gestão de Pessoas pelo INAGE – USP, além de ser Gestora da Universidade Corporativa do Grupo Zema – UNIZEMA. É mãe de Ana Carla e Larissa. Geovânia considera que participar da Câmara da Mulher é uma “Oportunidade de crescer enquanto profissional e enquanto pessoa. É poder aprender com mulheres dispostas a ensinar, trocar, experiências, dividir e multiplicar. É um orgulho fazer parte da CME!”

Katia MarquesTannus é técnica em Contabilidade e em Química. Foi responsável pela gestão da construção do Hotel Virgilius e da Pousada Dona Beja. Por 17 anos, realizou a gestão administrativa da Pousada Dona Beja. Administra o Virgilius Palace Hotel, juntamente com seu marido Eduardo, desde 2008, após processo do de arrendamento. É filha de Virgílio Marques e Dona Disa. Kátia e Eduardo possuem três filhas: Mariana, Patrícia e Ana Vitória. Para Katia a participação na Câmara “dá oportunidade de superar as dificuldades que encontro conforme vou alcançando os objetivos propostos.”

Maria Auxiliadora dos Santos (Dorinha) formou-se em Odontologia pela UNIUBE. Possui especialização em prótese dentária e dentistica. Já atuou na Prefeitura Municipal de Araxá, no Sindicato dos Metalúrgicos de no Sesi/Senai. Faz trabalho voluntário no Centro de Atendimento da Mulher. É casada com Arlindo Morais Filho e possuem duas filhas Doris e Paula.

Dorinha considera que participar da Câmara da Mulher é “Acima de tudo aprendizado, relacionamento. Amizade, rede de contatos, uma família que amo como a minha. Um orgulho, uma satisfação.”

Maria Messias Aquino é pedagoga. Iniciou suas atividades profissionais na Pneus Scarpellini, mas há 26 anos atua ativamente da gestão da empresa da família, a Precismec. Hoje ocupa a presidência da Câmara do Distrito Industrial. Seus pais já faleceram, mas deixaram como legado uma família muito unida formada por oito irmãos do quais Maria é a caçula. Estar na Câmara da Mulher, para Maria é “Ser privilegiada com oportunidade ímpar de crescimento pessoal, desfrutando da rica bagagem de convivência e troca de experiências do grupo, além de somar nas ações transformadoras que ela proporciona para a comunidade araxaense.”

Marinete Maciel Campos de Melo é de Pompeu, mas considera Araxa a sua cidade do coração. Empresária há 16 anos. Atua no comércio de presentes com a Pistache Presentes. Há dois anos entrou no segmento de roupas intimas com a Segunda Pele Homem e Mulher. É conselheira na Fama e na Fundação Cultural ACIA, além de ser diretora da CEME – Câmara Estadual da Mulher Empreendedora. É casada com Hamilton. Possui um filho biológico Aylan Júnior e três do coração: Victor, Aline e Igor.

Para Marinete, a Câmara da Mulher proporciona “Crescimento profissional, oportunidades de bons negócios e de conhecer pessoas maravilhosas que levaremos conosco pra sempre.”

Marinez Torres Gotelip Borja de Oliveira foi a primeira mulher em Minas Gerais a ser representante de companhia aérea. Fundou a primeira agência de viagens e turismo da cidade, a Rotas Araxá, com 30 anos de atividades. Criou a Araservise que presta serviço como terceirizada à Azul Linhas Aéreas em Araxá. É muito conhecida por grande parte do trade turístico de Minas Gerais. Faz parte da diretoria da Acia e é presidente da CEME – Câmara Estadual da Mulher Empreendedora. É casada com Humberto e possui dois filhos Ana Luiza e Mateus. Considera que a “Câmara da Mulher abriu perspectivas de crescimento pessoal, além de possibilitar uma atuação mais intensa na comunidade de Araxá.”

Melissa Grossi Coelho Rocha possui formação em Jornalismo e em estética. É proprietária da Clínica de Dermatologia e Estética Roberto Rocha na qual trabalha como esteticista. Faz parte da Câmara da Mulher desde 2003. É casada com Roberto Rocha. Possuem dois filhos Matheus e Ana Luiza. Melissa considera que “participar da CME é um enorme prazer, além de ter feito muitas amizades. É uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.”

Michele Cristina Moraes Viegas cursa Administração de Empresas pela Unopar. É sócia e gestora da Empresa Bileve Uniformes. É casada com Antônio Viegas e possuem dois filhos Bárbara e Bruno. Participar da Câmara para Michele é “estar em constante crescimento pessoal e profissional.”

Regina Aparecida Gaspar de Souza Lima é Mestre em interações Midiáticas pela PUC Minas. Especialista em Comunicação Estratégica pela Fundação Dom Cabral. Graduada em Jornalismo pela UFMG. Atuou em órgãos da imprensa de Belo Horizonte como o Estado de Minas, Diário do Comércio e TV Alterosa. Foi assessora de Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente, é assessora do Campus Araxá do Cefet-MG, diretora da Ouvidor Comunicação e diretora da CEME – Câmara Estadual da Mulher Empreendedora. É casada com Celso Alexandre e mãe de Tomás e Marília. Para ela, “A Câmara da Mulher faz parte de minha história. Não há como falar de minha vida sem mencionar o papel fundador da Câmara em todos aspectos, pessoais e profissionais.”

Suelene Maria Ribeiro Silva possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em Recursos Humanos pela ESAB do Brasil. Atualmente cursa Especialização em Educação Empreendedora pela UFSJ. Graduaou-se em História pelo Uniaraxá. É diretora da CEME – Câmara Estadual da Mulher Empreendedora. É diretora de Recursos Humanos e Marketing do Grupo Parati. Na área acadêmica atua como professora.

É casada com Luiz César. Têm três filhos Leone, Matheus e Maria Luiza. Suelene entende que participar da Câmara da Mulher é: “Uma oportunidade de interação, que proporciona crescimento pessoal e profissional. É também exercício de cidadania.”

Valéria Santos Sena de Oliveira é pedagoga com especialização em supervisão escolar. Atuou na rede municipal de ensino por 25 anos como professora, secretaria, diretora e coordenadora de CEMEIs. Já foi presidente da Câmara da Mulher e do Lions Clube. É tesoureira da Acia e Fundação Acia. Ocupa a vaga de primeira suplente do PT do B na Câmara Municipal. É casada com João Bosco e possuem três filhos Michele, Thiago e Gustavo. Para Valéria, participar da Câmara da Mulher é “uma oportunidade de crescimento e informação, além de possibilitar a contribuição ativa o desenvolvimento do universo feminino e empresarial e, consequentemente, para uma sociedade mais justa e próspera economicamente.”

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…