Categorias: Meio Ambiente

Emater anuncia ações ambientais na bacia do rio das Velhas

Em 2009, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) vai realizar ações de controle de processo erosivo e proteção de nascentes em três sub-bacias do rio das Velhas.

O trabalho faz parte do Meta 2010, programa estruturador do governo de Minas para a revitalização da bacia do rio das Velhas, e vai abranger os córregos Engenho da Serra (no município de Matozinhos), Ponte Alta (Pedro Leopoldo) e Água Limpa (Santa Luzia). Em 2008, a empresa de extensão rural realizou ações de educação ambiental e mobilização das comunidades rurais envolvendo quase mil pessoas nos três municípios.

A previsão é que os trabalhos de proteção de nascentes e controle erosivo comecem em abril, data de conclusão do processo licitatório. A Emater-MG irá fazer o cercamento de 18 nascentes (seis em cada município).

“O objetivo é evitar o pisoteio de animais e o assoreamento das nascentes, proteger a vegetação e a biodiversidade e garantir a oferta de água”, explica o coordenador- técnico de Meio Ambiente da Emater-MG, Ênio Resende. O projeto é preservar um total de 7,2 mil metros quadrados de matas ciliares e nascentes.

Já as obras de controle de erosão consistem em fazer o terraceamento e a implantação de 210 bacias de captação de enxurrada para conter a água e os sedimentos carreados pela chuva e aproveitar a água para o abastecimento do lençol freático.

No total serão 60 hectares de terraços. As ações de proteção de nascentes e controle erosivo vão beneficiar diretamente 120 produtores, fora a melhoria das condições ambientais da região. O investimento no projeto, que é um convênio da Emater-MG com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, será de cerca de R$ 95 mil.

Em 2008, a Emater-MG investiu em ações de educação ambiental dentro do projeto Meta 2010. A empresa promoveu 11 cursos de preservação do meio ambiente com foco na sustentabilidade, ministrados a 105 produtores rurais.

Os extensionistas também fizeram um trabalho de mobilização das comunidades ribeirinhas. Foram promovidas oito campanhas de conscientização com 932 pessoas (agricultores, professores, alunos e moradores das bacias).

Matérias recentes

Biblioteca Móvel leva acesso à leitura de forma gratuita em todos os bairros de Araxá

“Embarque na leitura que só faz bem”, com este famoso jingle, a Biblioteca Móvel “Embarque…

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…