Categorias: Educação

Equipamento desenvolvido no CEFET Araxá monitora desempenho de máquinas agrícolas

Monitorar as plantações acompanhando o desenvolvimento dos cultivos, o desempenho dos equipamentos e o manejo das colheitas é um importante passo para garantir a produtividade agrícola. A instalação de equipamentos de sensoriamento nem sempre é feita com facilidade, pois exige cabeamento em locais de difícil acesso, complicando a instalação e a manutenção dos aparelhos. Projeto desenvolvido no campus Araxá usa a automação, por meio de sensores sem fio de baixo custo, para reunir indicadores de desempenho de diferentes equipamentos.

A equipe, composta pelo professor Kleber Fontoura e pelo aluno do curso de Engenharia de Automação Industrial Pablo Joannes Dias, desenvolveu o protótipo de um sistema de monitoramento, com sensores de umidade do ar, do solo e da temperatura ambiente para garantir a extração dos dados. O objetivo é gerenciar os veículos agrícolas, acompanhando a produção e a demanda de manutenção do maquinário, por meio de comunicação sem fio e carregamento por energia solar.

O professor Kleber explica que os sensores desenvolvidos no CEFET-MG podem monitorar instantaneamente o consumo de combustível ou a pressão do pneu de uma colheitadeira. “Com essas informações, o gestor pode diminuir o custo com combustíveis, fazendo uma calibragem adequada nos pneus”, exemplifica.  Pablo enumera que os diferenciais do projeto, em comparação a outros existentes no mercado, são a alimentação por energia solar, o uso de componentes de baixo custo e a construção da estrutura física por meio de impressora 3D.

Sensor
O equipamento é composto por uma base e as chamadas “caixas nós”, que são as caixas com os sensores. “Essas caixas são colocadas no campo e enviam os dados coletados pelos sensores para a caixa-base. A base fica por conta de transferir os dados recebidos para o computador e de enviar os comandos para as ‘caixas nós’, como, por exemplo, ligar uma bomba de água”, descreve o estudante.

A pesquisa “Tecnologia de comunicação wireless de baixo custo aplicada em sensoriamento na agricultura” integra a programação de trabalhos a serem apresentados na Semana de Ciência e Tecnologia (Semana C&T) do CEFET-MG, que acontecerá de 21 a 25 de outubro em todos os campi da Instituição. As atividades são abertas ao público e contam com apresentação de trabalhos, debates, seminários, minicursos e conferências. O tema deste ano é “Bioeconomia: Diversidade e riqueza para o desenvolvimento Sustentável”.

Saiba mais
Conheça a Semana C&T do CEFET-MG (www.semanact.cefetmg.br/)

Ver comentários

  • Isso é coisa que qualquer um aprende no "manual do mundo" nada revolucionario...

  • Não parece viável economicamente um sistema tão complexo para uma tarefa tão simples.

Matérias recentes

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…