Categorias: Saúde

Escolas estaduais de Araxá fazem ações de prevenção a dengue

Da RedaçãoNesta sexta-feira, 12, em iniciativa integrada entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), mais de 3,6 mil estudantes foram envolvidos em mobilização para o combate a dengue denominado “Todos Contra a Dengue”. As escolas estaduais Delfim Moreira e Luiz Antônio Correa de Oliveira (Polivalente) promoveram ações alusivas à prevenção da doença.

Em frente a escola Delfim Moreira situada no Centro, foi feita uma grande mobilização pelos alunos e professores que entregaram material educativo aos motoristas e pedestres. Eles também levaram cartazes e panfletos, acompanhados por gritos de guerra como “Xô, Dengue”, “Todos Contra a Dengue” e “A Dengue Mata” chamando a atenção de quem passava na avenida Getúlio Vargas.

De acordo com a diretora, Rosângela Pereira de Melo Lucca, foram feitos trabalhos durante essa semana que culminou na realização da blitz educativa que recebeu o apoio da Polícia Militar.  “Nada melhor que conscientizar a criança porque eles vão crescer adultos conscientes, além do que, eles aproveitam para levar esse importante recado aos seus pais e vizinhos. Essa semana, eles fizeram vários trabalhos com confecção de cartazes, textos informativos, fizeram mosquiteiros, levaram tarefa para olhar os quintais de sua casa, dentre outros. É um trabalho interessante. É uma forma gostosa de extinguir a doença. Nós precisamos extinguir esse mosquito”, diz a diretora do Delfim Moreira.

Na blitz educativa da Delfim Moreira, tinha até o mosquito transmissor da dengue caracterizado de roupa preta com bolinhas brancas para deixar o seu recado. “Vale demais a pena. Muitas pessoas estão morrendo com a dengue em todo o Brasil”, comenta a aluna Caroline Jerônimo. A escola também realiza manifestação com as turmas do período da tarde. Ao todo, são 600 alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental .

 Já no Polivalente, a comunidade escolar que conta com mais de 1300 alunos do 5° ao 3° ano do Ensino Médio , os estudantes passaram nas residências deixando também panfletos de conscientização de combate a dengue. “Os alunos estão saindo as ruas mostrando o que a escola está fazendo relacionada a doença. Nós vamos fazer uma reunião com a comunidade com palestras e folhetos com os alunos falando da dengue que está uma calamidade. Até a próxima sexta-feira (19), vamos estar envolvidos com a dengue”, ressalta a diretora do Polivalente Zulma Moreira de Melo.

Para o aluno do Polivalente, Jorge Maria das Graças, a ação é uma maneira de mobilizar todo mundo no que tange a prevenção da dengue. “É uma doença que mata e já foi comprovado isso. Todos precisam estar envolvidos limpar as calhas, não deixar os pneus acumularem água, tirar os pratinhos com água de vasos de plantas, ações que deixam toda a população livre da dengue”.

O mosquito da dengue “Aedes aegypti” leva de 7 a 10 dias para passar do ovo até a fase adulta. Por isso, verificando e eliminando os focos, você interrompe esse crescimento e impede a reprodução dos mosquitos e você fica livre da doença fazendo a sua parte.

Sintomas da dengue

Febre alta (acima de 40°) início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, náuseas e vômitos, extremo cansaço, dentre outros, são os sintomas que podem sinalizar que a pessoa esteja com dengue.

Em Araxá, já são 54 casos confirmados de dengue e 146 notificações.

 

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…